Doenças oculares

Cegueira repentina e perda da visão: causas e tratamentos

perda da visao

A obra de ficção Ensaio sobre a Cegueira, livro do escritor José Saramago e adaptada em forma de filme pelo cineasta Fernando Meirelles, fala sobre uma cegueira repentina que acomete a sociedade. Impactante em muitos sentidos, um dos questionamentos que fica é: será que é possível as pessoas perderem a visão repentinamente?

Mas o que é cegueira?

Cegueira nada mais é do que uma condição caracterizada pela perda da habilidade de enxergar, podendo ser reversível ou irreversível. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos casos de cegueira são tratáveis ou preveníveis.

A cegueira pode ser transitória, quando ocorre a perda de visão apenas por um intervalo indefinido de tempo, ou definitiva, quando a condição se torna permanente e irreversível. O termo “baixa visão” é utilizado para se referir às pessoas com visão limitada, que não são cegas mas apresentam 30% ou menos de visão no melhor olho, após todos os procedimentos clínicos, cirúrgicos e correção com óculos e lentes.

Causas da cegueira repentina

Na verdade, quando a visão diminui ou desaparece nos dois olhos ao mesmo tempo, como na obra, os motivos geralmente são de ordem neurológica. Um quadro neurológico agudo pode ocasionar a perda da visão súbita, e algumas enxaquecas, por exemplo, podem causar cegueira transitória. Nesse caso, passada a cefaléia, a visão volta ao normal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaléia, a enxaqueca com alterações de visão atinge entre 10% a 15% dos pacientes e os casos de cegueira parcial são raros.

Além de enxaquecas, a diabetes é um fator de risco pois afeta a retina e pode deteriorar a visão de repente, como a retinopatia diabética – alterações vasculares que causam pequenos sangramentos na retina. Pacientes que apresentam miopia alta (e usam lentes corretivas com mais de dez graus) têm maior predisposição para cegueira súbita, mas é um caso possível de prevenir.

Outros fatores incluem inflamações do nervo óptico, das meninges, deslocamento de retina, obstrução de veias e artérias ligadas ao globo ocular, entre outros. A cegueira súbita acontece com mais frequência em apenas um olho.

Principais causas da cegueira

As principais causas de cegueira reversíveis são:

Enquanto as principais causas de cegueira irreversível são:

Outras causas menos comuns são derrame cerebral (AVC), retinite pigmentosa e tumores.

Ouça o post

O artigo escrito por:

Profissional Técnica Óptica, é formada em Técnico Óptico no Senac Tiradentes e tem mais de 18 anos de experiência na área. Tem conhecimentos avançados sobre lentes de contato, podendo facilmente identificar, interpretar e aplicar tecnologias disponíveis para adaptação de lentes de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.