Exames oculares

Conheça o Teste de Estereopsia (Titmus test)

teste de estereopsia

O Teste de Estereopsia, também conhecido como Titmus Test, é um exame oftalmológico utilizado para avaliar a visão estereoscópica, ou percepção de profundidade (a “visão 3D”) que é dada pela visão dos dois olhos em conjunto.17

Distúrbios da binocularidade estão muito ligados à desvios oculares, também chamado de estrabismo. Se não tratado adequadamente, pessoas pessoas com problemas de estrabismos (desvios oculares – “olho torto”), não conseguem desenvolver a visão de profundidade, o que gera dificuldade em realizar algumas atividades.

O exemplo  mais clássico é a dificuldade de algumas pessoas em assistir filmes 3D. É necessário que haja uma perfeita percepção de profundidade para ter uma experiência satisfatória utilizando os óculos 3D no cinema ou em televisores modernos, uma vez que é a noção de profundidade a responsável por nos dar a sensação que a cena está ocorrendo fora do televisor. Se a pessoa apresenta alguma dificuldade em fundir as imagens, pode ter náusea e dores de cabeça ao assistir filmes 3D.

Por isso, o teste de estereopsia é um exame importante para os casos de estrabismo e ambliopia (deficiência no desenvolvimento do sistema visual), assim como para o desenvolvimento da visão binocular de crianças com estrabismo.

Como é feito o Titmus Test?

Com óculos especiais, o paciente observa algumas figuras (3D) e informa quais estão mais evidentes. Ele não dilata a pupila ou altera a visão do paciente. Indolor, o teste de estereopsia é de fácil execução e pode ser realizado durante consultas de rotina no oftalmologista.

Ouça o post

O artigo escrito por:

Profissional Técnica Óptica, é formada em Técnico Óptico no Senac Tiradentes e tem mais de 18 anos de experiência na área. Tem conhecimentos avançados sobre lentes de contato, podendo facilmente identificar, interpretar e aplicar tecnologias disponíveis para adaptação de lentes de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.