Saúde

Diabetes e visão têm relação?

diabetes e visao

Atualmente, cerca de 14 milhões de pessoas são diabéticas no Brasil, que ocupa a posição de quarto país mais afetado pela doença no mundo. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde brasileiro, entre o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8% entre 2006 a 2016. Isso significa que a doença passou de atingir 8,9% da população.

Mas o que isso está relacionado com a visão? Acontece que a diabetes e visão estão intimamente relacionadas, uma vez que a doença pode até a provocar cegueira. Por isso, o primeiro passo é aprender como a diabetes pode se manifestar no olho e tomar os devidos cuidados.

A diabetes afeta a visão porque atinge os vasos sanguíneos do corpo inteiro e, quando fora de controle, pode afetar também os vasos sanguíneos da região ocular, desenvolvendo a chamada retinopatia diabética.

O que é a retinopatia diabética?

Em linhas gerais, a retinopatia diabética é uma consequência do descontrole glicêmico e consiste em alterações dos vasos sanguíneos da retina (tecido do globo ocular responsável por converter as imagens em estímulos elétricos lidos pelo cérebro).

O excesso de açúcar presente na circulação lesiona os vasos sanguíneos, que ficam deformados e param de funcionar corretamente. Quando um dos vasos se rompe, o sangue e fluídos extravasam na cavidade vítrea e na região macular. Sem sangue, falta oxigênio na região e a retina começa a sofrer e, com um tempo, a visão fica turva.

Se a diabetes não for devidamente controlada nesse estágio, o problema pode se agravar e causar até mesmo a perda total da visão. A doença é uma das principais causadoras de cegueiras em pessoas diabéticas. O tratamento depende do estágio do problema. Para diabéticos tipo 2, recomenda-se o exame de fundo de olho a cada ano, como forma de prevenção. Já aqueles que possuem diabetes tipo 1 devem fazer o exame cinco anos após o diagnóstico da diabetes, e depois repeti-lo anualmente.

A retinopatia diabética não tem cura, mas é possível parar a progressão da doença e impedir a cegueira. Além disso, controlar os índices de açúcar, pressão e colesterol ajudam na prevenção. De acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito contra a diabetes, além de medicamentos gratuitos que podem ser obtidos por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular.

É importante ressaltar que a tendência do aumento de casos de diabetes é mundial, influenciada por fatores como o envelhecimento da população, mudanças nos hábitos alimentares e prática de atividade física. Entre as mulheres, o índice é de 9,9% e, entre os homens, de 7,8%.

Ouça o post

O artigo escrito por:

Profissional Técnica Óptica, é formada em Técnico Óptico no Senac Tiradentes e tem mais de 18 anos de experiência na área. Tem conhecimentos avançados sobre lentes de contato, podendo facilmente identificar, interpretar e aplicar tecnologias disponíveis para adaptação de lentes de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.