Saúde

Saiba quais são os melhores alimentos e vitaminas para os olhos

Você sabia que muitas doenças oculares estão relacionadas à má nutrição? Importante para manter a saúde em dia, a alimentação equilibrada ajuda a prevenir, retardar e aliviar doenças oculares como a Catarata e a Síndrome do Olho Seco, além de melhorar a acuidade visual. Confira abaixo quais são os melhores alimentos e vitaminas para os olhos.

Antioxidantes

Presentes em frutas, verduras e legumes como laranja, cenoura, agrião, couve e espinafre, as vitaminas antioxidantes ajudam a manter as células saudáveis, prevenindo o envelhecimento e a degeneração das células.

  • Vitamina A: Presente na cenoura, a vitamina A tem um importante papel na prevenção da Degeneração Macular, da Catarata e dos olhos secos. Também auxilia na visão noturna e está em alimentos como abóbora, ovo e pimentão verde.
  • Vitamina C: Famosa no combate à gripe, ela previne as mesmas doenças que a Vitamina A, uma vez que favorece a renovação das células e a manutenção da transparência do cristalino, evitando também o Glaucoma. É encontrada em frutas cítricas como laranja, kiwi e morango, e em legumes como brócolis e couve.
  • Vitamina E: Protege membrana ocular e está principalmente em sementes, oleaginosas e frutos secos. Alimentos como amêndoas, semente de girassol, amendoim e nozes contém essa boa vitamina para os olhos.
  • Vitamina B2: É em alimentos como pão, leite e ovos que você encontra a B2, que estimula a produção de enzimas que protegem os olhos.

Carotenóides

Encontradas em folhas escuras, milho, ovo, entre outros alimentos, a Luteína e a Zeaxantina também possuem ação antioxidante, reduzindo o risco de desenvolvimento da Catarata e da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). A Luteína é ainda considerada um “filtro solar natural”, uma vez que ajuda a prevenir os danos causados pela luz do sol. Responsável por auxiliar na compensação de luz, a ingestão do carotenóide é indicada principalmente para pessoas de olhos claros.

Ômega-3

Outro responsável por retardar o envelhecimento das células e, consequentemente, da DMRI, doença causada pela deterioração do centro da retina, o ômega-3 é encontrado em peixes de água fria como o salmão e o atum, e em sementes como linhaça e chia.

O ácido graxo também ajuda a prevenir e amenizar os sintomas do olho seco, síndrome que afeta a produção de lágrimas, uma vez que reduz a atividade inflamatória e ajuda a estimular a produção de fluído lacrimal.

Minerais

Alimentos como frutos do mar, amendoim, nozes, feijão e carne bovina também trazem benefícios para os olhos. Isso porque são ricos em zinco e cobre, minerais que, combinados com vitaminas antioxidantes, retardam a evolução da DMRI.

Antiocianinas 

Presente em alimentos de cor roxa e avermelhada como cereja, framboesa, maçã ou ameixa, contribuem para reparar as células nervosas da retina, levando os nutrientes para o olho. Seu consumo melhora a acuidade visual, os sintomas da vista cansada e beneficia a visão noturna.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.