Curiosidades

O que faz um optometrista?

optometrista

Você provavelmente já foi avaliado por um optometrista e nem sabe! Para acabar com as dúvidas relacionadas ao que faz um optometrista, ele é o profissional que, pelo exame do olho, identifica e diagnostica problemas de acuidade visual, como por exemplo miopia, hipermetropia e astigmatismo. É importante lembrar que esses são defeitos da visão, não necessariamente doenças.

A optometria também faz medições de níveis de visão, prescreve fórmulas para óculos e lentes (conhecidas popularmente como “receitas”) e até mesmo exercícios apropriados, sem a necessidade de tratamentos cirúrgicos ou medicamentos. Isso porque é uma profissão que trabalha fora do “órgão globo ocular”, sem tratar ou curar o mesmo. Afinal, óculos e lentes de contato não são considerados medicamentos.

A profissão do optometrista possui formação reconhecida pelo Ministério da Educação e é regulamentada pelo Ministério do Trabalho, além de ser mundialmente reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma das profissões responsáveis pela diminuição da cegueira evitável em todo o mundo.

Qual a diferença entre Optometrista e Oftalmologista?

A oftalmologia é uma especialidade médica que estuda e trata doenças relacionadas aos olhos e a todo o sistema visual. Isso significa que o oftalmologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar todas doenças relacionadas ao sistema visual e é capacitado a fazer o tratamento médico e cirúrgico de doenças oculares, além de poder receitar medicamentos.

Diferente do oftalmologista, que trata das doenças do olho e da visão, o optometrista é o profissional que realiza o cuidado primário da visão. Por meio de exames de avaliação, ele pode detectar distúrbios visuais e suas causas, para então encaminhar o paciente ao especialista, se necessário. Ele também aconselha sobre os cuidados a ter com óculos e respectivas lentes, além de outras ajudas técnicas.

O optometrista pode encaminhar os clientes para um oftalmologista caso encontre casos mais graves, como lesões graves, infecções e outras patologias ou anomalias oculares a fim de ser receitado o tratamento mais adequado.

Quais as funções de um Optometrista?

O optometrista é quem analisa o estado da sua visão, cuidando da qualidade e nível da mesma. Além de diagnosticar e analisar, ele também pode prescrever lentes de correção, como óculos ou lentes de contato, além de outras funções. Conheça algumas delas:

  • Realização de anamneses individuais;
  • Realização de exames para detectar defeitos visuais;
  • Medição da estrutura ocular;
  • Prescrição de meios ópticos de correção;
  • Prescrever técnicas de reabilitação visual, como por exemplo, exercícios;
  • Avaliação quantitativa de eixos e graduações.
  • Montagem de óculos e confecção de lentes de contato;

Muitos optometristas atuam em ópticas, empresas, escolas, hospitais e clínicas, geralmente em parceria com outros profissionais.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.