Covid-19

2021 e os cuidados com a COVID-19

A chegada de um novo ano sempre traz a sensação de deixar para trás tudo aquilo que nos incomodou nos meses anteriores – mas esse sentimento não deve valer para o Coronavírus. Em 2021, os cuidados contra a COVID-19 devem permanecer mesmo durante o verão.

Pode soar um pouco estranho falar sobre isso logo na estação mais quente, já que é no inverno que as contaminações costumam aumentar. Mas o vírus não tem preferência por uma época do ano: sem as restrições tão conhecidas, ele pode se espalhar pela população.

As recomendações contra a COVID-19 no verão

Nessa época, costumamos frequentar espaços mais arejados e ao ar livre, o que já é de grande ajuda para conter a transmissão – mas isso não é o suficiente. É preciso evitar aglomerações a todo custo. Além disso, o uso de máscaras é indispensável sempre que estiver nas ruas ou em contato com alguém que não mora com você.

Outro ponto de atenção é com o distanciamento social. Tenha em mente que as máscaras, mesmo ajudando muito, não oferecem 100% de proteção. Por isso, é importantíssimo ficar a pelo menos 2 metros de distância de outras pessoas – principalmente se não estiverem em silêncio.

Lavar as mãos constantemente e evitar encostar no rosto são medidas que nos acompanham desde o início da pandemia e que seguem sendo super válidas. Lembre-se que uma das formas de contaminação é pelo contato descuidado com olhos, nariz e boca – e isso vale não só para o Coronavírus, mas também para uma série de bactérias e vírus contagiosos.

A vacina e a esperança do fim

A vacinação contra a COVID-19 já começou em vários países do mundo e o Brasil caminha para chegar lá. Isso nos dá uma sensação de segurança e alívio, tão importantes para nossa saúde mental. Mas tenha em mente que, mesmo quando começar a imunização por aqui, alguns cuidados vão precisar continuar existindo.

As vacinas oferecem a proteção somente após alguns dias e, antes disso, o contágio ainda pode ocorrer. Além disso, até o momento, as informações obtidas garantem a proteção contra casos graves – mas ainda não se sabe se os vacinados podem transmitir a doença.

Por isso, seja agora ou depois da vacinação, mantenha os principais cuidados e, se for fazer uma viagem durante o verão, escolha cidades menos badaladas. Mesmo praias e cachoeiras sendo ao ar livre e, consequentemente, mais seguras do que ambientes fechados, as aglomerações são um grande risco.

Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.