Lentes de Contato e Óculos de Sol Ray Ban
Curiosidades

Olho no olho: saiba mais sobre o poder dessa conexão!

O olho no olho mexe com a gente, não é mesmo? Quando esse tipo de conexão acontece parece que nos concentramos melhor no outro, os sentimentos ficam mais aflorados e, para alguns, é até sinal de que aquele alguém está sendo sincero. Se você se encaixa em uma dessas sensações saiba que existe uma explicação científica para isso!

Para entender, tenha em mente que sempre que olhamos para alguém, nosso cérebro instantaneamente (e de forma involuntária) faz uma análise da expressão facial do outro. É assim que conseguimos perceber quando alguém está triste, feliz ou animado, por exemplo. E, nessa “análise” os olhos são um ótimo aliado.

Conexão profunda

Quando acontece o “olho no olho”, um canal de comunicação direta é criado entre os Sistemas Nervosos Centrais de cada um. É como se os dois entrassem em uma perfeita sintonia sobre o que estão sentindo. Isso porque nossa visão está conectada em uma área do cérebro ligada a nossa cognição, emoção e ação. É por esse motivo que conseguimos “interpretar” a expressão facial do outro. 

Atenção dedicada

Outro estudo aponta que quando esse tipo de interação acontece, tudo o que está a nossa volta fica desinteressante por alguns segundos. Toda a nossa atenção, concentração e memória ficam centrados naquela troca de olhares. Daí porque alguns mais românticos dizem que quando um olhou no olho do outro foi como se o restante não existisse – e, por aquele tempo, é quase isso mesmo.

Primeiras impressões

Sabe quando alguém diz “não fui com a cara daquela pessoa?”. Então, o olhar pode ter uma grande influência nisso. É que nós, sem percebermos, destinamos grande atenção às expressões faciais do outro durante uma conversa. E, nessa hora, o olho faz uma espécie de varredura do rosto para extrair o máximo de informações possíveis.

Isso será cruzado com o que temos de dados emocionais no nosso cérebro – como, por exemplo, que um sorriso, geralmente, é sinal de felicidade ou alegria. A partir daí, uma interpretação da outra pessoa é feita para decidir se a relação será próxima, neutra ou se nem vai existir.

Inclusive, o “olho no olho” é visto na nossa cultura como um sinal de sinceridade e, muitas das vezes, quem foge dessa interação ou desvia muito o olhar para o lado costuma ser visto como alguém de menos confiança. 

Há ainda uma série de estudos que explicam outras características e benefícios dessa prática – mas, e você, gosta de trocar olhares?

Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

O artigo escrito por:

Profissional com sólidos conhecimentos técnicos que estão alinhados com sua experiência prática. Atua no segmento oftalmológico a mais de 20 anos. Focando principalmente em alternativas diferenciadas e inovadoras nas suas funções. Esse conjunto de características oferece aos clientes uma relação perfeita entre a córnea e os diversos tipos de lentes de contato. Trazendo ao usuário o máximo de qualidade a sua visão.“ Tenho como princípio básico que a personalização do atendimento leva a excelência”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.