Curiosidades

Saiba o que é astigmatismo: sintomas, causas e tratamento

Erro refrativo bastante comum, o astigmatismo acontece quando, por algum  motivo, os olhos ficam com formato ovalado e a córnea irregular, fazendo com que a luz se disperse e as imagens sejam formadas em diferentes pontos do olho ao invés de se concentrarem de maneira uniforme sobre a retina, dificultando o foco, causando a visão dupla e o embaçamento.

 

Causas

Ainda não é possível definir um fator como principal causa do astigmatismo, mas estima-se que a deformação da córnea possa ser provocada por diversos fatores, como genética e o hábito de coçar os olhos. Traumas oculares, cirurgias ou outras doenças oculares como o ceratocone também podem colaborar para o desenvolvimento do erro refrativo, que não necessariamente ocorre nos dois olhos.

Sintomas do astigmatismo

Ao contrário de outros erros refrativos que causam dificuldade em enxergar de perto ou de longe, no astigmatismo, não há essa diferenciação, e a visão fica embaçada independente da distância dos objetos. Além da distorção das imagens, outros sintomas do astigmatismo incluem dores de cabeça, vista cansada, dor nos olhos, fotofobia, dificuldade em enxergar principalmente durante a noite, visão dupla e lacrimejamento.

Vale lembrar que o astigmatismo pode ocorrer junto com a miopia ou a hipermetropia, dificultando ainda mais a visão.

 

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do astigmatismo pode ser feito com um simples exame de acuidade visual, no qual o paciente tenta ler letras de diferentes tamanhos expostas em um quadro. O tratamento, por sua vez, é feito com o uso de lentes corretivas que forneçam boa qualidade de visão.

Apesar de algumas pessoas desconhecerem essa possibilidade, o astigmatismo pode sim ser corrigido com o uso de lentes de contato, mas elas precisam ser de um tipo especial e recomendadas pelo oftalmologista. Há também a possibilidade de realizar uma cirurgia refrativa à laser para zerar ou diminuir o grau.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.