Doenças oculares

O que é miopia? Conheça os tipos, causas, sintomas e tratamento

Afetando 25% da população mundial e com previsões de continuar aumentando, a miopia é um dos erros de refração mais comuns. O distúrbio ocular ocorre quando os raios de luz se focam antes da retina, provocando dificuldade em enxergar objetos distantes.  

Tipos de miopia

Os tipos de miopia se diferem pela origem do distúrbio, podendo ser:

  • Curvatura – acontece quando a córnea ou o cristalino possuem uma curvatura incomum e mais acentuada.
  • Axial – ocorre quando o globo ocular é mais longo. Evolutivo, geralmente está relacionado a graus mais elevados de miopia.
  • De índice/secundária – aparece graças a alguma degeneração ou deslocamento do cristalino e acontece em pessoas de idade mais avançada que possuem Catarata Nuclear ou Glaucoma.
  • Congênita – grau elevado de miopia desde o nascimento.
  • Degenerativa – tipo raro e grave, é progressivo e pode causar a cegueira. Costuma estar associada à lesões.

Causas da miopia

Ainda não existe uma explicação para as causas exatas da miopia, que afeta igualmente homens e mulheres. Sabe-se, porém, que existe uma predisposição genética que faz com

que pessoas com histórico familiar do distúrbio têm mais chance de desenvolver a miopia.

Acredita-se também que o confinamento em espaços fechados e o uso excessivo de tecnologias como celulares e computadores também possam acarretar a miopia, uma vez que o olho se acostuma a focar apenas em objetos próximos.

Sintomas da miopia

O sintoma mais comum da miopia é a visão clara para objetos próximos, mas turva para os mais distantes. Essa dificuldade acaba fazendo com que as pessoas apertem os olhos para tentar encontrar o foco.

Outros sintomas comuns são dores de cabeça, fadiga ocular e piscar excessivo.

Diagnóstico

Para que seja diagnosticada a miopia, são realizados alguns exames, sendo o teste de acuidade visual e o de refração os mais comuns. Neles, o oftalmologista posiciona uma tabela de letras e números de diferentes tamanhos e verifica quais o paciente consegue identificar tranquilamente e quais lentes corretivas auxiliam e oferecem melhor qualidade de visão.

Tratamento

A miopia se desenvolve durante a infância e costuma estabilizar aos 21 anos e, apesar de não ter cura, o erro refrativo pode ser corrigido com a ajuda de óculos e lentes de contato. Em alguns casos, também é possível realizar uma cirurgia refrativa para diminuir ou zerar os graus de miopia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *