Lentes de contato

9 cuidados extras que você deve ter com suas lentes de contato no Verão

cuidados com as lentes de contato no verao

Não importa onde você vai passar o Verão, a estação pode apresentar alguns perigos para a saúde ocular, principalmente de quem usa lentes de contato. Selecionamos então uma série de dicas para você continuar com a saúde ocular em dia e aproveitar a estação com tranquilidade! E ah, elas são de grande ajuda mesmo que você seja experimente e já saiba cuidar corretamente das suas lentes. Vamos lá?

1- Escolha as lentes certas

O mais indicado para quem vai curtir o Verão e se refrescar entrando na água é optar por lentes de contato de descarte diário. Como você vai sempre usar um par novo e descartar após sair da água, elas acabam sendo mais econômicas e seguras.

2 – Mãos sempre bem limpas

Quem já usa lentes de contato sabe da importância de lavar bem as mãos antes de colocar ou tirar as lentes, mas não custa nada reforçar, não é mesmo? Lembre-se também de higienizar as mãos após aplicar protetor solar ou repelente, assim você evita alergias e irritações.

3 – Use óculos de natação ou mergulho

Mesmo que você vá descartar as lentes de contato após o uso, é muito importante que você evite o contato direto com a água. Óculos de natação ou de mergulho ou máscaras de snorkel te ajudam a deixar os olhos protegidos.

4 – Tire as lentes antes de entrar no chuveiro

Saiu da praia e quer tomar um banho ou uma ducha para tirar a água salgada do corpo? Lembre-se de antes lavar bem as mãos e retirar as lentes de contato. Se forem lentes de descarte diário, o ideal é jogá-las fora e depois abrir um novo par.

5 – Cuidado com a areia

A gente sabe que às vezes a areia parece grudar de vez no corpo ou aparecer em lugares que a gente nem imagina, por isso, todo cuidado é pouco! Caso entre areia nos seus olhos, lave bem as mãos, retire as lentes de contato e higienize com a solução adequada. Antes de recolocar as lentes, lave bem os olhos e, se for o caso, pingue umas gotinhas de colírio.

6 – Use óculos de sol

Ainda que o ideal seja usar lentes de contato com filtro UV, é importante usar óculos de sol verdadeiros sempre que ficar exposto à luz solar, afinal, proteção nunca é demais, certo?

7 – Não coce ou esfregue os olhos

Sal, cloro, vento, areia…todos eles podem deixar seus olhos mais sensíveis e irritados, mas é importante que você não leve as mãos aos olhos. Tenha sempre um colírio à mão e carregue um kit de limpeza e armazenamento de lentes com você caso precise retirá-las.

8 – Beba bastante água

Com o calor, é normal que fiquemos um pouco mais desidratados, e essa falta de água interfere também nos olhos e no conforto quando estamos de lentes de contato, por isso, beba bastante água para manter os olhos sempre bem lubrificados.

9 – Faça compressas com água fria

Cuidou dos olhos e das lentes de contato direitinho e mesmo assim está sentindo desconforto no fim do dia? Faça uma compressa com água fria para aliviar a irritação. Mas atenção! Caso seja recorrente, suspenda o uso das lentes e procure seu oftalmologista.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.