Saúde

Você sabia que fumar faz mal à visão?

fumar faz mal para a visão

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5 milhões de pessoas morrem por causa do vício no cigarro. Mas o que isso tem a ver com a visão? Além das famosas doenças respiratórias, cardíacas e circulatórias, o tabagismo também afeta a saúde ocular.

Porém, quando o assunto são problemas nos olhos, ainda existe um certo desconhecimento dos prejuízos que esse hábito traz. Mesmo o fumante passivo pode ter sua visão afetada e, por isso, é importante se informar.

A influência do cigarro na catarata

O tabaco pode prejudicar a transparência do cristalino, que age como uma lente para os olhos. Quando inaladas, as substâncias químicas presentes na fumaça do cigarro podem alterar o metabolismo do cristalino, favorecendo ou até mesmo acelerando o processo natural de opacificação. Com isso, o fumante pode desenvolver de forma precoce a catarata.

Alergias oculares e sua relação com a fumaça do cigarro

Outro malefício causado pela fumaça do cigarro é que ela vai diretamente na direção dos olhos, facilitando alergias por conter elementos nocivos à saúde. Muitos fumantes relatam sentir coceira, irritação nos olhos e até mesmo sensação de um corpo estranho, uma vez que o tabagismo muda a lubrificação da região e potencializa a síndrome dos olhos secos.

Os prejuízos na retina e a DMRI

A nicotina é apenas uma das muitas substâncias tóxicas presentes no cigarro. Quando uma pessoa fuma, ela inala essas substâncias e parte delas cai na corrente sanguínea, atingindo as células do corpo.

Como a retina é uma região que necessita de muita irrigação, essas toxinas prejudicam a vascularização, agredindo a retina e favorecendo processos degenerativos da mácula – região central e nobre da retina, onde são definidas as formas, cores e rosto e que possibilita a leitura.

Por isso, o hábito de fumar pode ser associado ao aumento de risco de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), um problema causa visão embaçada, distorção e até mesmo perda de visão.

A obstrução dos vasos sanguíneos e o glaucoma

Uma das maiores causas de cegueira no mundo, o glaucoma se dá pelo aumento da pressão intraocular. O tabagismo pode agravar esse quadro, uma vez que o hábito de fumar contribui com a obstrução dos vasos sanguíneos que, por consequência, colabora para o aumento da pressão intraocular.

Além disso, o tabagismo também pode tornar as paredes das veias mais rígidas, dificultando a circulação sanguínea.

A conscientização quanto aos prejuízos do cigarro é importante para todos os aspectos da saúde, inclusive a visão. Deixar de fumar e buscar hábitos mais saudáveis é garantia de uma vida melhor!  

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.