Doenças oculares

Você sabe o que é Ceratocone?

Muitas pessoas tem ceratocone e nem percebem

Muitas pessoas tem ceratocone e nem percebem

Existem diversos problemas relacionados a visão, e um deles é a ceratocone, que nada mais é do que uma ectasia corneana não inflamatória e auto-limitada, sua característica é o afinamento que ocorre progressivamente na porção central da córnea. Conforme a córnea vai se afinando, o paciente vai percebendo que ocorre um afinamento progressivo da porção central da córnea. Isso pode ocorrer de maneira gradual ou progressiva, depende da forma que o tecido da córnea é afetado.

É comum muitas pessoas terem ceratocone e nem ao menos perceberem, pois é uma doença que ocorre de forma minuciosa, com uma miopização e astigmatismo no olho. Ela pode desenvolver rapidamente ou levar até anos, e chega a atingir o nosso dia a dia de forma severa, pois em tarefas simples, como dirigir e assistir TV, temos dificuldade.

Córnea com ceratocone

A doença costuma desenvolver-se durante o período da adolescência, por volta dos 16 anos, e são raro os casos onde a doença se desenvolve aos 30 anos de idade.Atinge tanto homens e mulheres, e em 90% dos casos, chega a atingir ambos os olhos. Se você usa óculos, observe se tem modificações freqüentes e num período curto, outro fator também é que pacientes com a doença reclamam bastante de ter visão dupla e até de vários objetos.

A visão de longe e de perto também costuma ser borrada e distorcida. Ao realizar o exame o médico vai poder alguns sinais que são clássicos da doença, como: anéis de Fleischer, linhas de Vogt, afinamento corneano, cicatrizes corneanas, manchas em redemoinho, hidropsia, sinal de Munson, reflexo luminoso de Ruzutti e Pressão Intra-ocular reduzida. O tratamento da ceratocone depende muito do estágio em que a doença está, se estiver leve, a correção ótica ajuda, mas se começar a progredir, então terá que recorrer a tratamentos cirúrgicos.

Join the discussion

  1. Sue Ellen

    Olá, eu tenho 26 anos e descobri meu ceratocone no olho direito aos 22, pois até então meu diagnóstico era miopia. Conversei bastante com o meu médico e tentei diversas lentes corretivas, mas não consegui me adaptar a nenhuma delas. Então, ele me sugeriu aguardar até os 25 anos, no mínimo, para que pudéssemos conversar sobre cirurgia. Eu não me lembro ao certo o nome da cirurgia, mas era um implante de lente que retirava o cristalino – semelhante com a de catarata. Também me lembro que na época essa lente (importada) e/ou procedimento não eram liberados pela ANVISA. Eu gostaria de saber se já existe algo mais sólido para esse tipo de cirurgia?
    Pois percebi no último ano que minha visão tem piorado bastante… Sinto dores de cabeça e pontadas no olho frequentemente. Estou pensando em fazer a cirurgia em 2013…
    Aguardo retorno e desde já obrigada.

    • lenteseoculos

      Sue Ellen, a melhor coisa é procurar um oftalmologista, pois ele poderá esclarecer sobre os mais atualizados procedimentos para tratar Ceratocone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.