Doenças oculares

O que é hipermetropia?

Problema de visão comum em crianças ao redor do mundo, a hipermetropia é definida quando uma pessoa apresenta olhos menores do que o normal. Em relação à visão, pessoas assim têm dificuldade de focalizar com exatidão as imagens recebidas pela retina, e com isso, precisam utilizar óculos e lentes de contato para correção do problema. Em crianças é uma situação devido à própria formação dos olhos, por isso cada vez mais crianças utilizam óculos… Para corrigir a hipermetropia.

Imagem: fitem.com.br

Imagem: fitem.com.br

Além do tamanho do olho, a hipermetropia também pode ser causada pela queda na capacidade refrativa do olho devido a alterações no cristalino ou na córnea. Interessante notar que independente da causa, a pessoa com hipermetropia não tem problemas na visão de longo alcance, isso porque o problema é corrigido pelo aumento dióptrico do cristalino, um processo chamado cientificamente de acomodação.

O estrabismo acomodativo, ainda na infância, também pode evidenciar um quadro de hipermetropia. É mais comum em crianças com dois anos de idade e o tratamento indicado é o uso de lentes de contato específicas.

 

Sintomas da Hipermetropia

O mais claro sintoma de hipermetropia é a visão desfocada, ou seja, dificuldade da pessoa em visualizar objetos próximos com a nitidez adequada. Além disso, o quadro de hipermetropia também indica dores de cabeça constantes e fadiga ocular, justamente pelo esforço redobrado que o cérebro faz para tentar corrigir tal defeito… É uma situação bem comum no final do dia, após a aula ou expediente.  Estes problemas levam ainda à dificuldade de concentração e leitura, assim como de manipulação de qualquer situação que exija visão de perto.

 

Hipermetropia: tratamentos indicados

Para corrigir os efeitos causados pela hipermetropia, o uso de lentes de conato convexas e convergentes é uma indicação cada vez mais comum nos dias de hoje. Tais acessórios conseguem direcionar a luz para a retina exatamente no ponto que deveria se formar normalmente, mas que devido à hipermetropia, não acontece. Além isso, em casos graves são realizadas cirurgias refrativas, como Excimer Laser e Lasik, porém somente em pessoas com idade igual ou superior a 21 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.