Curiosidades

Dor nos olhos? Saiba o que pode ser

Os olhos são órgãos extremamente sensíveis e que pedem atenção especial. Um objeto estranho que entre em contato com a superfície é o suficiente para causar uma lesão que resultará em dor.

Mas nem sempre esse é o caso. A dor nos olhos pode ser causada por problemas internos que estão se desenvolvendo em nosso organismo.

Para saber a causa, é preciso buscar um oftalmologista assim que perceber que algo não vai bem. Só ele poderá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.

Mas, se quiser saber quais são as mais comuns, confira a lista com cinco doenças que causam desconforto na região e entenda o que pode ser a dor nos olhos.

Olho esquerdo aberto e um pouco vermelho

Dengue, chikungunya e zika

Apesar de diferentes, cada uma das três afeta o globo ocular de alguma forma. As duas primeiras doenças costumam ter entre seus sintomas a dor na parte traseira dos olhos, já a zika favorece o desenvolvimento de conjuntivite em 50% dos pacientes.

Não há um tratamento específico para essas enfermidades, que desaparecem após um certo período. O primordial é manter a febre sob controle e, no caso da conjuntivite causada pela zika, tomar os remédios prescritos pelo médico.

Enxaqueca

Responsável por causar intensa dor de cabeça em um dos lados do rosto e, por vezes, tonturas e sensibilidade à luz, a enxaqueca pode afetar diretamente a região dos olhos – podendo vir acompanhada de pequenas luzes piscando na visão.

O tratamento é feito por um neurologista, mas o uso de óculos escuros pode ajudar a aliviar a dor nos olhos durante as crises.

Blefarite

Caracterizada por uma coceira na região das pálpebras onde crescem os cílios, essa inflamação crônica pode ser bastante incômoda. Ela é causada por bactérias que causam dores nos olhos, sensação de areia e queimação na área.

Para aliviar os sintomas e evitar as crises, é preciso manter a região sempre muito higienizada, evitar coçar os olhos e lavá-los com água morna ou fria.

Olhos secos

Quando o globo ocular não é corretamente lubrificado pelo organismo, sensações de agulhadas e queimação na região se tornam frequentes. Algumas situações costumam favorecer os sintomas, como locais com ar condicionado, ao andar de bicicleta ou passar muitas horas em frente ao computador.

Os colírios à base de lágrimas artificiais são bons aliados para aliviar o desconforto. Eles ajudam a substituir a lubrificação que o organismo não está oferecendo – mas, para seu correto uso, o ideal é consultar um oftalmologista e seguir o tratamento indicado.

Uso incorreto das lentes de contato

Elas podem ser de grande ajuda para quem possui problemas de visão – mas, para isso, é preciso utilizá-las corretamente. O mau uso pode causar infecções, lesões e dor nos olhos, ou até levar a problemas mais graves.

É muito importante respeitar o prazo de validade do produto e o tempo máximo de uso, além de garantir a correta higiene. Veja o guia que preparamos sobre a rotina de limpeza e afaste as chances de sofrer desse problema.

Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

O artigo escrito por:

Profissional Técnica Óptica, é formada em Técnico Óptico no Senac Tiradentes e tem mais de 18 anos de experiência na área. Tem conhecimentos avançados sobre lentes de contato, podendo facilmente identificar, interpretar e aplicar tecnologias disponíveis para adaptação de lentes de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.