Lentes de contato

Óculos de descanso: o que você precisa saber

 

Atualmente, é impossível escapar das telas: elas estão na TV, nos videogames, computador, tablet, celular, entre outros. Com isso, a quantidade de tempo diário forçando a vista diante das mesmas aumenta e a necessidade de usar óculos de descanso surge cada vez mais cedo.

Isso mesmo, óculos de descanso deixou de ser utilizado apenas por pessoas de mais idade. Até mesmo durante a infância! Continue lendo e entenda mais sobre o assunto, para descobrir se você precisa usar este tipo de óculos.

 

Para que servem os óculos de descanso?

Os óculos de descanso foram criados para pessoas que passam muito tempo diante de telas, seja assistindo à TV, em frente ao computador ou até mesmo para a leitura de livros jornais e revistas. O próprio nome já é bem sugestivo: seu intuito é manter a vista descansada enquanto essas atividades são praticadas.

Muitas vezes, as pessoas forçam os músculos oculares para enxergar melhor e isso pode até aliviar os sintomas momentaneamente, mas o descuido com a saúde visual pode ser uma porta de entrada para complicações futuras.

Para quem já passou dos 40 anos, os óculos de descanso atuam de forma diferente: a partir dessa idade, pode haver dificuldade em focalizar objetos, principalmente com pouca luz. Essa condição, chamada presbiopia, é geralmente tratada com óculos ou lentes de contato específicas.

As lentes para óculos de descanso podem ser monofocais, bifocais ou progressivas.

 

Quem precisa usar os óculos para descanso?

Se você acha que só quem usa óculos de descanso são pessoas de idade elevada, está muito enganado! Atualmente as telas estão por todos os lados e a necessidade de aliviar a tensão nos músculos oculares surge cada vez mais cedo, inclusive na infância.

Normalmente, o indivíduo só percebe a necessidade dos óculos de descanso quando aproxima/afasta objetos para enxergá-los melhor. Outro exemplo clássico é fechar um pouco as pálpebras dos olhos para ler um livro ou enxergar a TV ou computador.

Isso porque apertar os olhos pode corrigir momentaneamente a visão. Mas essa solução não funciona a longo prazo, e problemas como vista cansada, dores de cabeça ou vermelhidão nos olhos podem surgir. Por isso, fique atento aos seus hábitos e não deixe de visitar seu oftalmologista nas consultas de rotina. Se você passa muito tempo diante das telas, seja trabalhando ou mesmo por lazer, não deixe de informar seu oftalmologista, dando detalhes sobre as circunstâncias: baixa iluminação, livros físicos, entre outros.

Assim como os óculos de grau, os óculos de descanso ou até mesmo lentes de contato de descanso são apenas uma questão de se acostumar. Com o passar do tempo, fica mais fácil utilizá-los – afinal, você vai enxergar melhor. Não deixe de visitar seu oftalmologista e relatar para ele quaisquer incômodos.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.