Curiosidades

Como funcionam óculos e lentes de contato multifocais?

Enxergar bem não tem preço. A vida fica mais tranquila e dá para aproveitar bem os melhores momentos com sua família e amigos, além é claro de tornar as tarefas cotidianas mais seguras e prazerosas, como ler um livro, cozinhar, assistir a um filme ou mesmo encarar uma viagem para outro país. Porém, para quem tem problemas de visão todos estes detalhes passam pela escolha de óculos e lentes de contato corretas, como no caso das multifocais.

Imagem: oticaconvergencia.com.br

Imagem: oticaconvergencia.com.br

Para quem não sabe, óculos e lentes de contato multifocais são aqueles modelos que corrigem problemas de visão relacionados à presbiopia, ou seja, em pessoas que tem dificuldade em enxergar tanto perto, quanto longe. Mas afinal, como funcionam óculos e lentes de contato multifocais? Confira na sequência do post.

Óculos e lentes de contato multifocais

O princípio básico dos óculos multifocais, e consequentemente das lentes de contato multifocais, foi desenvolvido em 1785 por Benjamin Franklin através da justaposição entre duas lentes, justamente uma para enxergar perto e outra para longe. Felizmente a tecnologia evoluiu rapidamente nos últimos séculos e hoje é possível encontrar óculos e lentes de contato multifocais que seguem o mesmo princípio, porém com um nível de qualidade incomparável.

Para entender como funcionam óculos e lentes de contato multifocais é preciso saber que tais produtos possuem dois campos de visão distintos, possibilitando assim uma visão clara e nítida de objetos próximos ou mais distantes sem a necessidade trocar os óculos ou as lentes. Importante ressaltar que tais problemas são comuns em pessoas de idade avançada, isso porque a elasticidade dos olhos diminui e o cristalino (responsável pela focalização de imagens) enrijece e se torna opaco com o passar dos anos.

Tanto é verdade que muitas lojas que trabalham com óculos e lentes multifocais direcionam a comunicação para homens e mulheres com mais de 40 anos, todavia não é raro encontrar jovens que também necessitam de óculos e lentes multifocais.

Esta lente geralmente é indicada para pessoas com presbiopia, ou “visão cansada”, algo bastante comum em quem tem mais de 40 anos de idade. O problema ocorre devido à diminuição da elasticidade dos olhos, o que gera dificuldade para ler e enxergar de perto. Isso ocorre porque o cristalino — estrutura do olho que parece uma lente e é responsável por focalizar imagens — possui músculos que enrijecem com o passar dos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.