Lentes de contato

Você sabia que nossos olhos tem um ponto cego? Entenda!

Os olhos humanos são órgãos complexos formados por diversas células, nervos, músculos e estruturas indispensáveis para nossa visão. Entre elas está a retina – nela, fica a base essencial para que a gente consiga enxergar com clareza. O que poucas pessoas sabem é que nessa parte do olho existe um ponto cego.

Para entender como isso é possível, precisamos dar alguns passos para trás e falar sobre como nossa visão é formada. De forma resumida, as células receptoras (que ficam presentes na retina) são responsáveis por receber luz e cores. Então, por meio do nervo óptico, aquelas informações chegam ao cérebro que coloca as imagens na posição correta.

Tudo isso, apesar de complexo, é feito de forma extremamente rápida e natural pelo corpo humano. Mas há uma parte da retina que não possui essas células receptoras – e é exatamente ali onde existe o ponto cego.

Na imagem acima, é possível perceber que a retina é “interrompida” pela passagem do nervo óptico. Por conta disso, nessa parte, nossos olhos não conseguem receber as luzes e cores do ambiente – e, como resultado, nenhuma imagem é captada.

Como funciona o ponto cego

“Se é assim, como então não vemos um ponto preto o tempo todo?”. Essa é uma dúvida comum ao saber da existência dessa parte do olho humano – e a resposta para isso está no nosso cérebro. 

Ele não só recebe as informações de imagem para que possamos enxergar, mas também interpreta o que está sendo visto. Por isso, essa parte “faltante” da visão é completada tendo como base as imagens do olho ao lado.

Ou seja, o que o ponto cego do nosso olho esquerdo não consegue captar, o cérebro completa com a imagem que o olho direito entregou. 

Teste do ponto cego

Existe uma maneira fácil de você perceber a existência do ponto cego. Veja as imagens abaixo. Agora, tampe o seu olho direito e olhe para o círculo vermelho enquanto lentamente move a cabeça – para os lados e para frente e para trás.

Em um momento, você vai perceber que a estrela azul sumiu completamente – ficando apenas uma tela em branco. Esse é o sinal que você percebeu o seu ponto cego.

Fontes adicionais: http://www.cerpo.com.br/noticia/ponto-cego/

Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

O artigo escrito por:

Profissional com sólidos conhecimentos técnicos que estão alinhados com sua experiência prática. Atua no segmento oftalmológico a mais de 20 anos. Focando principalmente em alternativas diferenciadas e inovadoras nas suas funções. Esse conjunto de características oferece aos clientes uma relação perfeita entre a córnea e os diversos tipos de lentes de contato. Trazendo ao usuário o máximo de qualidade a sua visão.“ Tenho como princípio básico que a personalização do atendimento leva a excelência”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.