Saúde

O que é presbiopia?

o que é presbiopia

Se você tem mais de 40 anos, pode começar a ter dificuldades para ler ou enxergar os objetos de perto – um “sintoma” clássico é esticar os braços para conseguir ler o jornal. Se identificou? Grandes chances de ser a presbiopia se iniciando na visão!

Também conhecida como “vista cansada”, a presbiopia é uma condição natural associada ao envelhecimento, na qual os olhos perdem progressivamente sua capacidade de focalizar objetos próximos. Geralmente, começa a se manifestar a partir dos 40 anos e vai acometer todas as pessoas até os 50 anos, em maior ou menor grau.  

Causas da presbiopia

Dentro dos olhos, imediatamente abaixo da íris, está o cristalino. O cristalino tem uma estrutura semelhante a uma lente de câmera fotográfica e ajuda a refratar a luz dos nossos olhos e a passá-la para a retina para focalizar melhor as imagens, especialmente quando se trata de algo muito próximo. Os músculos ciliares, que movem o cristalino, perdem sua elasticidade com o tempo e o cristalino deixa de se adaptar da melhor forma, o que impede os olhos de focalizarem adequadamente, como faziam quando se é mais novo.

Os sintomas

Entre os sintomas da presbiopia, é comum perceber:

  • Dificuldade de enxergar letras ou imagens pequenas;
  • Necessidade de mais luz em atividades que envolvem a visão de perto;
  • Afastar o objeto para conseguir focar adequadamente;
  • Visão borrada ao ler algo a uma distância considerada norma;
  • Dores de cabeça e/ou fadiga após tarefas que exigem visão de perto;

Fatores de risco da presbiopia

Apesar de ser um processo natural do organismo, existem alguns fatores que favorecem o surgimento da presbiopia. Algumas condições de saúde como quadros de anemia, diabetes, esclerose múltipla e doenças cardiovasculares podem aumentar o risco da presbiopia precoce, ou seja, antes dos 40 anos.

Outro fator que aumenta as chances de presbiopia precoce é o uso de medicamentos como antidepressivos, anti-histamínicos e diuréticos. Além disso, mulheres e pessoas com dietas não-balanceadas, ou que já fizeram alguma cirurgia intraocular também são mais suscetíveis ao quadro.

O tratamento

A presbiopia não tem cura, mas pode ser facilmente corrigida e estabilizada com o tratamento adequado. É importante buscar um médico oftalmologista quando os sintomas começarem a atrapalhar ou incomodar.

O diagnóstico da presbiopia é feito através de um exame ocular completo, que testa a acuidade visual, poder de refrativo e as condições dos músculos do cristalino e retina.

São indicados métodos que compensam a dificuldade de focalizar de perto, como por exemplo, óculos e lentes de contato. Os óculos são a forma mais comum de resolver os sintomas da presbiopia, pois as lentes cumprem o papel do cristalino e compensam a falta de elasticidade fazendo com que a imagem se projete corretamente na retina. Para quem já utiliza óculos por alguma outra condição (miopia, hipermetropia, astigmatismo, por exemplo), as famosas lentes multifocais vão dar conta de corrigir a visão de forma mais adequada.

Lentes para presbiopia

Para quem nunca utilizou óculos, precisar deles para ler ou enxergar de perto é uma novidade e exige uma certa adaptação. Muitas vezes se utiliza a solução apenas para a leitura, o que está longe de ser o mais indicado, porque a pessoa pode sentir a necessidade de retirar a armação para enxergar de longe e isso não é muito prático, nem tampouco confortável.

As lentes de contato para presbiopia funcionam da mesma forma que os óculos, mas não são aparentes, o que as torna esteticamente melhores e mais práticas. Converse com seu médico sobre a possibilidade de utilizá-las.

Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

O artigo escrito por:

Profissional com sólidos conhecimentos técnicos que estão alinhados com sua experiência prática. Atua no segmento oftalmológico a mais de 20 anos. Focando principalmente em alternativas diferenciadas e inovadoras nas suas funções. Esse conjunto de características oferece aos clientes uma relação perfeita entre a córnea e os diversos tipos de lentes de contato. Trazendo ao usuário o máximo de qualidade a sua visão.“ Tenho como princípio básico que a personalização do atendimento leva a excelência”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.