Saúde

Conheça os sintomas da fadiga ocular e saiba como evitá-la

Olhe para o lado e preste atenção. Provavelmente, mais da metade das pessoas à sua volta está mexendo no celular ou no computador, certo? Necessidade para alguns, mania para outros, o fato é que passar muito tempo em frente a telas luminosas pode acarretar em problemas para a visão.

Conhecida como “vista cansada”, a fadiga ocular é resultado do esforço contínuo que os músculos dos olhos têm que fazer quando ficamos muito tempo focados em um único ponto, principalmente nas pequenas imagens refletidas na tela do celular, computador ou televisão.

Causas

Apesar de existirem diferentes fatores agravantes como umidade relativa do ar, poluição e ventilação, a fadiga ocular geralmente é relacionada com o uso constante de equipamentos eletrônicos como tablets, celulares e computadores.

O excesso ou a falta de luminosidade e problemas de visão como miopia ou hipermetropia não corrigidos também entram na lista, assim como o estresse, que é um fator agravante.

Sintomas

Visão turva, coceira, ardência, cansaço, dor nos olhos, dificuldade de concentração, aumento da sensibilidade à luz e dores de cabeça frequentes são alguns dos sintomas da fadiga ocular. Em situações de alto estresse, também podem ocorrer tremores involuntários das pálpebras.

Prevenção

Existem algumas dicas para evitar a fadiga ocular, principalmente para aqueles que trabalham com computador, como regular a altura da tela um pouco abaixo do nível dos olhos e a cerca de 70 cm de distância deles, verificar se a iluminação do ambiente não está muito forte ou muito fraca, piscar bastante e fazer pausas, aproveitando principalmente para olhar para objetos que estejam a distâncias diferentes. Outras dicas para evitar a fadiga ocular se relacionam à:

  • Umidade do ar: O ar muito seco, provocado principalmente por ambientes com ar condicionado pode causar incômodo. Você pode usar um umidificador de ar ou colocar um copo na sua mesa de trabalho para tornar o local mais agradável.
  • Iluminação: O excesso ou a falta de iluminação é um dos principais causadores da fadiga ocular, por isso, ajuste não só a luminosidade do seu computador, como também do ambiente de trabalho. Evite colocar telas em frente à janelas, causando muito reflexo, e, se necessário, coloque uma iluminação artificial, sempre acima ou atrás da tela.
  • Ergonomia: Posicione a cadeira ou a tela do celular e do computador de modo que seus olhos fiquem no meio da tela, sem que você tenha que erguer ou abaixar a cabeça. A coluna deve ficar ereta e os ombros relaxados.
  • Pisque: Quando estamos em frente ao computador, televisão ou celular, a tendência é manter os olhos abertos por mais tempo, por isso, lembre-se de piscar para umedecer naturalmente os olhos.

Tratamento

Os tratamentos incluem compressas e uso de colírios, mas antes de tomar qualquer medida por conta própria, é importante conversar com um oftalmologista e realizar exames. Somente um profissional qualificado pode te indicar a melhor forma de acabar com o desconforto na visão.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.