Curiosidades

Novidade: Óculos bloqueadores de luz azul

 

É difícil evitar a exposição prolongada aos dispositivos eletrônicos, como computador e celular, no mundo em que vivemos atualmente. Porém, eles podem gerar desconfortos e prejudicar nossa saúde ocular. 

Uma das maiores recomendações é usar óculos bloqueadores de luz azul. Mas, o que é luz azul? Quais as vantagens destes óculos? Continue lendo e saiba mais sobre o assunto! 

O que é a luz azul? 

A luz azul é aquela luz brilhante e artificial produzida por telas de LED e que está presente em computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos. Ela possui efeitos positivos durante o dia, como aumentar a concentração e produtividades, mas também pode ter efeitos danosos para o organismo.

Isso porque, de noite, seu efeito pode desequilibrar o relógio biológico do corpo. Ao final do dia, quando escurece, nosso organismo começa a produzir um químico natural chamado melatonina, que ajuda o corpo a relaxar e entender que é hora de dormir. Porém, pesquisas apontam que as curtas ondas de luz emitidas pelas telas de LED inibem a produção de melatonina, causando insônia. 

Além disso, a luz azul também pode causar lesões nos olhos como a degeneração macular, doença que causa a perda progressiva da visão, porque as células sensíveis à luz são afetadas com a formação de toxinas na região. Outros desconfortos incluem inflamações na córnea e na conjuntiva, que podem afetar o cristalino e causar catarata. Assim, o uso de óculos especiais para bloquear os danos das telas de LED ajuda a proteger a saúde dos olhos.

Os óculos bloqueadores de luz azul 

A maneira mais simples de combater as luzes de LED é usando óculos que bloqueiam a luz azul. Além de ajudar a regular o sono num geral, eles também protegem os olhos dos possíveis danos causados pelas telas. Confira as maiores vantagens dos óculos bloqueadores de luz azul: 

Melhoram o sono: como a luz azul inibe a produção de melatonina, o químico natural que nos ajuda a dormir, os óculos bloqueadores melhoram o sono até mesmo para quem tem hábito de trabalhar em frente ao computador durante a noite.

Reduzem o cansaço dos olhos: quando passamos grande parte do tempo em frente às telas, os olhos ficam cansados e pode causar outros problemas como dores de cabeça e a vista embaçada. 

Minimizam/evitam a degeneração macular: os óculos bloqueadores também reduzem os danos da degeneração macular, além de prevenir outros problemas na vista ou desconfortos oculares. 

Protegem contra raios ultravioleta: além da proteção contra a luz azul, os óculos bloqueadores também tem filtros contra raios ultravioleta, que afetam a visão em ambientes internos e externos. Assim, esses óculos também protegem os olhos contra os danos da radiação solar.

Outra vantagem é que os óculos bloqueadores de luz azul podem ser facilmente adquiridos em óticas de confiança. Não deixe de cuidar da sua saúde visual!

Ouça o post

O artigo escrito por:

Profissional Técnica Óptica, é formada em Técnico Óptico no Senac Tiradentes e tem mais de 18 anos de experiência na área. Tem conhecimentos avançados sobre lentes de contato, podendo facilmente identificar, interpretar e aplicar tecnologias disponíveis para adaptação de lentes de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.