Saúde

O que é Maculopatia?

O que é maculopatia?

A maculopatia é o nome que se dá à lesão na mácula, pequena área localizada no centro da retina e é responsável pela visão centralizada, ou seja, pelos detalhes. Quando você está olhando para o rosto de uma pessoa e foca no nariz dela, olhando os pequenos detalhes, é graças a mácula.

Se a mácula for afetada, a visão pode ficar comprometida. Existem vários tipos de maculopatia com causas, sintomas e tratamentos diferentes. Conheça os principais:

Maculopatia diabética:

A maculopatia diabética é o tipo mais frequente de maculopatia e, como o nome indica, está relacionada com as complicações da diabete. Esse tipo de doença afeta uma parte considerável da população, já que a diabetes é uma doença comum na atualidade.

Nesse caso, a doença pode afetar apenas a mácula ou toda a retina e é também conhecida como retinopatia diabética e, entre os sintomas, estão a visão turva.

Maculopatia degenerativa:

Também conhecida como degeneração macular, ou DMRI, a maculopatia degenerativa também é frequente e uma das principais causas da perda de visão em pessoas com mais de 65 anos de idade.

O envelhecimento não é sua única causa e alguns fatores podem influenciar no surgimento da doença, como histórico familiar, hipertensão, cigarro, entre outros. Entre os sintomas estão a visão embaçada e o aparecimento de manchas escuras no centro da visão, e o “exame de fundo de olho” (a tomografia de coerência óptica) é um dos mais efetivos para detectar a doença.

Maculopatia miópica:

A maculopatia miópica é outra doença da retina, neste caso, relacionada à alta miopia (mais de 6 dioptrias) e normalmente associada a estafiloma posterior da retina (comprimento axial do globo ocular > 25mm). Pode estar relacionada com outros problemas oculares também, como descolamento da retina, catarata, glaucoma entre outros.

Maculopatia traumática:

A maculopatia traumática, como o nome sugere, está relacionada a um traumatismo sofrido, que pode ser fechado ou aberto, ou ainda relacionado a um corpo estranho intra-ocular que atingiu a região da retina. Nesse caso, nem sempre o problema é a intensidade do trauma em si, e deve ser analisadas as características próprias do traumatismo. Como é associada a corpos estranhos intra-oculares que atingem a mácula, este tipo de maculopatia exige intervenções cirúrgicas.

Maculopatia solar:

A maculopatia solar é uma lesão na retina provocada pela observação direta do sol por um período de tempo excessivo, durante um eclipse solar ou até mesmo em um dia normal e realizada sem proteção adequada (como óculos de sol).

Mesmo com a pupila fechada, a observação por mais de 90 segundos ultrapassa os limites seguros para que não se formem lesões fotoquímicas na retina. Entre os sintomas estão diminuição da visão, metamorfopsias, fotofobia, dores de cabeça entre outros.

Esta maculopatia é geralmente bilateral, ou seja, afeta os dois olhos. A lesão pode desaparecer após um período de uma a duas semanas, ou evoluir para uma maculopatia com baixa visão.

Tratamento

O tratamento da maculopatia depende muito do tipo de lesão, do estágio da doença e de como se apresenta sua evolução. O ideal é sempre consultar um médico oftalmologista e realizar seus exames de rotina, uma vez que, em alguns casos, a doença se apresenta sem sintomas nos estágios iniciais.

 

Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

O artigo escrito por:

Profissional com sólidos conhecimentos técnicos que estão alinhados com sua experiência prática. Atua no segmento oftalmológico a mais de 20 anos. Focando principalmente em alternativas diferenciadas e inovadoras nas suas funções. Esse conjunto de características oferece aos clientes uma relação perfeita entre a córnea e os diversos tipos de lentes de contato. Trazendo ao usuário o máximo de qualidade a sua visão.“ Tenho como princípio básico que a personalização do atendimento leva a excelência”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.