Notícias

Uso de celular no escuro causa cancer? – FAKE NEWS

De acordo com uma mensagem que circula nas redes sociais, segundo pesquisas realizadas nos EUA, o uso de smartphones em ambientes escuros pode provocar câncer nos olhos. Atenção: essa mensagem é falsa do começo ao fim e já foi desmentida pelo Ministério da Saúde.

O texto, intitulado “Uso do celular no escuro” está repleto de informações equivocadas e não apresenta nenhuma evidência científica. É mais um caso de FAKE NEWS. Para começar, não existem estudos científicos que comprovem que o uso do celular, seja durante o dia ou à noite, provoque câncer. Além disso, maculopatia não é uma doença cancerígena, como diz o texto, e sim uma lesão na mácula (pequena região da retina).

A suposta fonte do texto são pesquisas realizadas no Cape Coast Hospital. Essa instituição realmente existe, mas nunca realizou nenhum alerta sobre o assunto. E mais: Cape Coast Hospital não fica nos Estados Unidos, como afirma o texto, e sim em Gana, na África. Ou seja, tudo errado.

Segundo o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e professor de Oftalmologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Mário Motta, não existe nenhuma pesquisa comprovando que a luz do celular provoque catarata ou degeneração celular. O acontece, de acordo com ele, é que quando uma pessoa presta muita atenção em algo, na tela do celular ou computador por exemplo, tende a piscar menos e isso pode provocar uma sensação de ardência nos olhos.

O que é maculopatia?

A maculopatia, na verdade, é uma lesão na mácula, pequena região localizada no centro da retina responsável pela visão dos detalhes. Ou seja, quando você está olhando para o rosto de uma pessoa e foca no nariz dela, olhando os pequenos detalhes, é graças a mácula.

Existem várias causas e tipos diferentes de maculopatia, mas as principais são: a maculopatia diabética, e a maculopatia degenerativa, também conhecida como DMRI ou degeneração macular. O primeiro caso está relacionado com a diabetes, e pode ter consequências apenas na mácula ou na retina inteira.

A degeneração macular, por sua vez, é uma doença relacionada com o aumento da idade, mais frequente naqueles que possuem 65 anos ou mais. O envelhecimento é a sua principal causa, mas outros fatores podem estar envolvidos.

Veja o que diz o texto falso:

Confira o texto falso na íntegra, para não cair na fake news e acabar compartilhando informações erradas:

“MACULOPATIA – (Câncer do olho)
Cuidado mesmo que tenha 10,20,30 ou até menos anos de vida.

USO DO CELULAR NO ESCURO
Pesquisadores do Cape Coast Hospital (Bakkano) EUA, alertam que quando as luzes estão apagadas à noite, não se deve olhar para a tela do celular! (Smartphone)

Usar telefones celulares antes de ir para a cama no escuro pode levar a sérios problemas nos olhos. Recentemente, um número crescente de pacientes entre 30 e 40 anos procura atendimento médico devido ao uso de telefones celulares no escuro.

Segundo pesquisas o reflexo direto de mais de 30 minutos pode causar degeneração macular irreversível do olho, levando a rápida deterioração da visão. Contrair maculopatia (câncer do olho) significa poder perder a visão porque a medicina moderna não pode tratá-la, muito menos curá-la.

O telefone brilhante olhado no escuro, possui alta energia eletromagnetica que, quando dirigida para os olhos pode danificar a mácula do olho.

Os pesquisadores dizem que os sintomas da degeneração macular são mais sentidos pelos idosos, mas ultimamente os pacientes estão ficando mais jovens. Pacientes com 30-40 anos de idade, usuários frequentes de telefones celulares, aumentaram em cerca de 3% dos casos.

Além disso, ver o celular no escuro não só causa degeneração macular, mas também provoca olhos secos, catarata que, eventualmente, pode levar a perda de visão. As lesões precoces dos olhos devem ser tratadas com laser ou injeção de esteróides. Os pesquisadores sugerem que o mais importante é livrar-se do mau hábito de usar telefones celulares no escuro, porque pode causar danos por toda a vida. Para tentar minimizar o problema lembre-se de não desligar as luzes se estiver olhando para o celular. Informe os usuários desses telefones sobre esse problema!”

Fique atento e evite compartilhar boatos! Além disso, não deixe de visitar o médico oftalmologista regularmente e cuidar da sua visão.

 

Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

O artigo escrito por:

Profissional com sólidos conhecimentos técnicos que estão alinhados com sua experiência prática. Atua no segmento oftalmológico a mais de 20 anos. Focando principalmente em alternativas diferenciadas e inovadoras nas suas funções. Esse conjunto de características oferece aos clientes uma relação perfeita entre a córnea e os diversos tipos de lentes de contato. Trazendo ao usuário o máximo de qualidade a sua visão.“ Tenho como princípio básico que a personalização do atendimento leva a excelência”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.