Curiosidades

O que significa o eixo do astigmatismo?

receituário de óculos

 

Pessoas que têm astigmatismo já devem ter reparado que, em seu receituário médico para óculos ou lentes de contato, além do grau esférico, que diz respeito à miopia ou à hipermetropia, e o grau cilíndrico, que diz respeito ao astigmatismo, há também um campo relativo ao eixo.

Dúvida bastante comum que surge principalmente na hora de comprar lentes de contato online, o eixo do astigmatismo é um dado que indica exatamente onde está a deformidade que faz com que a luz acabe indo para diferentes pontos, causando a dificuldade de visão. Seu número varia de 0º a 180º mostra onde é necessária a intervenção para que a visão fique perfeita.  

Além do valor do grau, o eixo do astigmatismo também tem relação direta com a espessura das lentes dos óculos, o que pode ser bastante incômodo para pessoas vaidosas. Se ele está entre 0º e 25º ou entre 165º e 180º, por exemplo, as lentes vão ficar mais grossas na parte superior ou inferior, enquanto eixos próximos a 90º o entre 70º e 110º deixam as lentes espessas nas laterais. Para evitar esse problema, existe uma solução bastante simples: usar lentes de contato. Com elas, independente do grau e do eixo do astigmatismo, não há intervenções visuais ou incômodos na visão.

A Viallure tem diversas opções de lentes de contato tóricas (que corrigem o astigmatismo) incolores ou coloridas. Acesse o nosso site e conheça as opções.

Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.