Curiosidades

O que são moscas volantes?

Não é raro ler o termo na lista de sintomas de doenças oculares, mas, afinal, o que são moscas volantes?

Moscas volantes são, na verdade, proteínas ou pedacinhos de vítreo condensado que aparecem na visão em forma de pontinhos pretos, manchas, teias de aranha, filamentos ou círculos. Geralmente se movimentando livremente, elas podem ocorrer na visão de um ou ambos os olhos, principalmente quando olhamos fixamente para um fundo claro.

Causas

Com o passar do tempo, o vítreo, fluido que preenche o globo ocular, pode se separar da retina em alguns pontos. O condensamento de partículas causam as chamadas moscas volantes, que, na verdade, não ficam na frente do olho, e sim dentro dele.

Caso a aparição seja muito frequente e as manchas na visão estiverem aumentando de tamanho e virem associadas à flashes de luz, é importante procurar um oftalmologista o quanto antes, uma vez que a retina pode estar rasgada e se descolar, causando a cegueira. O aparecimento de moscas volantes com muita frequência e acompanhados de flashes luminosos também pode estar relacionado a alguma inflamação ocular como a Uveíte ou a hemorragias internas, por isso a importância de realizar exames como o mapeamento de retina.

Pessoas afetadas

Geralmente ocorrendo após os 45 anos, as moscas volantes são mais frequentes em pessoas que têm miopia, realizaram cirurgia de catarata ou já tiveram inflamações na parte interna dos olhos.

Tratamento

Geralmente, as moscas volantes não precisam de tratamento e desaparecem sozinhas, mas, se estiverem relacionadas a um rasgo na retina ou a outras doenças sérias, pode ser considerada uma intervenção cirúrgica como a fotocoagulação à laser.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.