Saúde

O consumo de álcool pode prejudicar a visão? Saiba mais

alcool´prejudica a visao

Apesar de ser uma prática comum e socialmente aceita, o consumo de bebidas alcoólicas pode trazer graves consequências ao corpo humano. Além da dependência e dos famosos problemas no fígado, a visão também pode ser prejudicada.

Os danos oculares podem ser categorizados em agudos ou crônicos. Os agudos estão diretamente relacionados ao estado de embriaguez proporcionado pelo álcool: os olhos sofrem com redução da velocidade de reflexo da luz, ocorre a diminuição da sensibilidade ao contraste visual e, em alguns casos, o nistagmo (movimento rápido e involuntário dos olhos). Pode haver dificuldade com noções de profundidade e da diferenciação entre claro e escuro. No trânsito, por exemplo, um drink a mais pode ser fatal!

Perigo a longo prazo

Similar ao tabaco, o álcool pode prejudicar a visão muito além dos efeitos imediatos da embriaguez. São os chamados danos crônicos, que acontecem pelo acúmulo de lesões ao longo do tempo, facilitando o desenvolvimento de novas doenças ou o progresso de outras pré-existentes. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode por exemplo aumentar o risco da catarata, famosa doença caracterizada pela diminuição progressiva da visão já que o cristalino (lente natural do olho) vai se tornando opaco.

Outro problema que pode ser ligado ao álcool é a neuropatia óptica tóxica, ou seja, a dificuldade de percepção das cores e redução do campo visual, o que afeta a visão noturna. Bebidas que não tem procedência confiável (popularmente chamadas de “batizadas”) elevam os riscos, uma vez que apresentam falhas nos processos de fermentação e destilação, e tem maiores proporções de metanol na composição, um composto tóxico para os tecidos nervosos do corpo humano, incluindo o nervo óptico e sistema nervoso central.

Outras consequências como a síndrome do olho seco e aumento da pressão ocular (que está diretamente relacionada ao glaucoma) também podem ser relacionados a casos de alcoolismo crônico.

Cuidado redobrado para gestantes

Durante a gravidez, a ingestão de bebidas alcoólicas oferece inúmeros riscos ao bebê. Entre eles, está a síndrome alcoólica fetal, que ocorre durante o processo de formação do sistema nervoso do bebê, ainda dentro do útero.

A síndrome alcoólica fetal pode resultar em má formação do globo ocular e, como consequência, o recém-nascido pode ter dificuldade em abrir os olhos, estrabismo, baixa visão, neuropatia e, até mesmo cegueira completa. Não deixe de fazer um acompanhamento médico adequado durante a gestação!

É muito importante se conscientizar e equilibrar o consumo de substâncias que pode fazer mal ao nosso organismo em todos os aspectos, incluindo a visão.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.