Óculos escuros

Conheça os riscos de usar óculos de sol piratas

Oculos de sol pirata

Você com certeza já ouviu que “o barato sai caro”. Apesar de ser uma frase bastante clichê, ela é muito verdadeira, principalmente quando falamos de investimentos relacionados à saúde, como é o caso dos óculos de sol, que são muito mais do que um simples acessório de beleza.

Baratos e estilos, os óculos de sol piratas vendidos em camelôs, lojinhas de rua ou até mesmo na praia podem parecer um ótimo negócio. Confortáveis, eles nos ajudam a lidar com a claridade, são fáceis de comprar em qualquer lugar e protegem nossos olhos, certo? Errado! A verdade é que óculos de sol falsificados são uma grande enganação e deixam os olhos mais expostos, aumentando as chances de alguma doença se desenvolver.

Isso acontece porque as lentes escuras fazem com que nossas pupilas dilatem e recebam ainda mais radiação solar, o que é bastante perigoso quando os óculos não têm filtros UVA e UVB. Entre os problemas que os óculos piratas podem causar estão: visão cansada, dor de cabeça e desconforto. O uso constante de óculos falsificados ainda pode favorecer o aparecimento ou evolução de doenças como catarata e degeneração macular.

Antes de comprar óculos de sol, portanto, é importante verificar sua procedência e, se necessário, levar os óculos a um oftalmologista para que ele verifique se as lentes oferecem a proteção necessária.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.