Doenças oculares

Qual a relação entre Astigmatismo e Ceratocone?

Muitas vezes confundidos, Astigmatismo e Ceratocone têm sintomas muito parecidos, mas precisam ser diferenciados para que seja realizado o tratamento mais adequado para cada um dos casos.

Apesar de ambos causarem dificuldade de enxergar com clareza independente da distância dos objetos e serem agravados por ações como coçar os olhos, o astigmatismo é um erro de refração simples, que acontece quando a córnea ou o cristalino ganham um formato ovalado que prejudica a absorção correta da luz. O ceratocone, por sua vez, é uma doença degenerativa e progressiva que causa deformações na córnea, que ganha um formato pontudo, parecido com um cone. Nele, a córnea também vai ficando cada vez mais fina.

Se no primeiro momento ceratocone e astigmatismo parecem a mesma coisa, com o tempo, as doenças vão se diferenciando. Portadores de ceratocone costumam sentir um avanço rápido da doença, sendo obrigados a aumentar o grau dos óculos ou lentes de contato frequentemente. Fazer exames para conseguir diferenciar os problemas ainda em fase inicial é indispensável para o sucesso do tratamento e para evitar que a doença continue avançando.

As formas de tratamento também são diferentes. O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de lentes de contato gelatinosas ou óculos, enquanto portadores de ceratocone precisam utilizar lentes de contato rígidas e, em casos graves, realizar um transplante de córnea.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.