Doenças oculares

O que é quemose?

quemose

A quemose é um tipo de inflamação ocular que causa inchaço da conjuntiva, o tecido que cobre a parte interna das pálpebras e a superfície branca do olho.

A função da conjuntiva é lubrificar o olho, produzindo muco e lágrimas, embora a maior parte das lágrimas venha da glândula lacrimal. A conjuntiva também é uma forma de defesa do organismo contra bactérias que entram nos olhos e podem causar problemas. Quando suas defesas estão ativas, ela pode inchar, aumentando a produção de fluidos e causando a quemose.

Quando ocorre a quemose, o olho pode parecer que está com líquido dentro causar dificuldade de fechá-lo. Às vezes, esse inchaço pode se parecer com uma bolha na parte externa do globo ocular e causar algum espanto no paciente. Felizmente, a quemose não é contagiosa.

Causas da Quemose

A principal causa da quemose é a irritação dos olhos, ou seja, são muitos os possíveis motivos associados à condição. Reunimos as causas mais comuns de quemose:

  • Alergias: mudanças de estação, pelos de animais, pólen – são muitos os fatores alérgicos que fazem os olhos lacrimejarem e coçar, podendo causar quemose;
  • Infecções bacterianas e virais: comumente, a quemose é causada por conta de infecções, como a conjuntivite. Embora as infecções possam ser contagiosas, os sintomas de quemose em si não passam de uma pessoa para outra;
  • Cirurgias oculares: qualquer tipo de cirurgia na região dos olhos e pálpebras pode levar ao desenvolvimento de quemose, pois a região está sensibilizada. Felizmente, os sintomas duram poucos dias e podem ser resolvidos com os cuidados adequados;
  • Hipertireoidismo: esse distúrbio na glândula da tireoide leva à produção de hormônios em excesso, e pode causar vários problemas oculares, incluindo quemose;
  • Esfregar demais os olhos: tocar, coçar ou esfregar os olhos constantemente não é saudável para sua saúde ocular, e pode causar quemose ou agravar o quadro da mesma, pois irrita a região.

Além disso, a quemose conjuntiva também está associada ao angiodema, uma forma de reação alérgica em que sua pele incha por baixo da pele.

Quais são os principais sintomas da quemose?

Os sintomas da quemose podem incluir:

  • Olhos inchados e marejados;
  • Coceira;
  • Visão embaçada ou dupla;
  • Conjuntiva pode aparentar ter um líquido;

Em alguns casos, pode ser difícil de fechar completamente os olhos por conta do inchaço, enquanto outros pacientes não apresentam nada que não seja a inflamação. Se você estiver com dor nos olhos ou sintomas de uma reação alérgica grave (incluindo alterações na respiração e ritmo cardíaco, inchaço dos lábios ou da língua), procure seu médico.

Tratamento para quemose

Como quemose tem muitas causas diferentes, seu tratamento pode variar. O ponto fundamental para tratá-la é reduzir a inflamação, reduzindo o desconforto do inchaço. Compressas frias sobre os olhos ajudam a aliviar os sintomas, e alguns oftalmologistas também podem indicar o uso de lentes de contato durante o tratamento.

Consulte seu médico, pois ele vai saber qual o tratamento mais apropriado, como colírios lubrificantes ou pomadas. Uma boa higiene e cuidados básicos com a saúde ocular ajudam a evitar o surgimento da quemose.

Ouça o post

O artigo escrito por:

Profissional Técnica Óptica, é formada em Técnico Óptico no Senac Tiradentes e tem mais de 18 anos de experiência na área. Tem conhecimentos avançados sobre lentes de contato, podendo facilmente identificar, interpretar e aplicar tecnologias disponíveis para adaptação de lentes de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.