Saúde

Miopia infantil: saiba como reconhecer e tratar a miopia em crianças

Afetando mais de 20% das crianças em idade escolar e com tendências de aumentar ainda mais, a miopia é um distúrbio ocular que pode atrapalhar no aprendizado e nas brincadeiras das crianças e que costuma se desenvolver principalmente durante a infância e adolescência, estacionando apenas na faixa dos 21 anos. Saiba mais sobre a miopia infantil.  

 

Causas

Crianças cujos pais ou outros familiares sejam míopes têm maior chance de desenvolver o distúrbio ocular, uma vez que ele é hereditário. Estudos têm mostrado também que o hábito de ficar muito tempo em celulares, computadores e tablets desde cedo também contribui para o desenvolvimento da miopia em crianças, uma vez que o olho fica “preguiçoso” e se acostuma a focar apenas em objetos próximos.

 

Sintomas

A principal característica da miopia é a dificuldade em enxergar de longe, mas o distúrbio também pode causar dores de cabeça e dor nos olhos. Crianças míopes costumam apresentar uma queda no rendimento escolar, uma vez que sentem dificuldades de focar o que está escrito na lousa, característica que faz com que o distúrbio ocular muitas vezes seja confundido com problemas como a dislexia.

 

Diagnóstico

As crianças às vezes podem não falar que estão com dificuldades de enxergar, por isso, é preciso estar atento aos sinais para identificar a miopia infantil. Preste atenção se os pequenos se sentam muito próximos à televisão, colocam livros muito próximos ao rosto ou apertam os olhos na tentativa de focar algum objeto mais distante. Crianças míopes também acabam preferindo realizar atividades e brincar em espaços fechados, uma vez que sentem dificuldades de enxergar bem em espaços amplos.

 

Caso perceba algum desses sinais, leve seu filho a um oftalmologista o quanto antes para realizar os exames de vista para poder identificar e corrigir o erro de refração.

 

Tratamento

A miopia em crianças não possui um tratamento definitivo, mas é possível realizar a correção e oferecer uma boa qualidade de visão com óculos ou lentes de contato. É importante também estimular as crianças a realizar atividades ao ar livre e controlar o tempo que elas passam em frente à televisão, computador ou celular, para que os olhos se acostumem e treinem focar em objetos localizados em diferentes distâncias.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.