Lentes de contato

Limpeza: como usar a solução para lentes de contato

Optou por usar lentes de contato ao invés de óculos e está com dúvidas em relação à solução de higiene? O primeiro passo é consultar seu oftalmologista e pedir indicações sobre qual o melhor produto para a lente escolhida e para os seus olhos. Depois, basta pesquisar marcas e preços sempre lendo com atenção as especificações para não acabar comprando um produto equivocado que pode danificar sua lente.

Grande parte dos produtos encontrados no mercado vêm em kits que contêm uma embalagem grande de aproximadamente 360ml e uma menor, com 120ml, ideal para deixar na bolsa ou levar em viagens, além de um estojinho para guardar as lentes. Existem ainda kits que incluem gotas lubrificantes para olhos, uma bolsa para carregar os produtos e até mesmo uma proteção para que as lentes não caiam no ralo da pia.

Confira agora algumas dicas de como usar corretamente a solução para lentes de contato e não errar na higienização:

  • Sempre que for manusear suas lentes, lave bem as mãos e seque com uma toalha que não deixe fiapos.
  • Alguns líquidos de limpeza e lentes de contato não necessitam de fricção na hora da higienização, o que significa que apenas colocar as lentes na palma da mão, enxaguar com a solução adequada e depois mergulhá-la no líquido já é suficiente para a limpeza e desinfecção. Caso você prefira “esfregar” as lentes, pingue algumas gotinhas de solução dentro da lente e friccione suavemente com o dedo, sempre tomando cuidado para não usar as unhas e acabar rasgando.
  • Há quem goste de usar as soluções de higiene como um sabão e o soro fisiológico para enxaguar as lentes. Se esse for o seu caso, não se esqueça que utilizar apenas o soro não é suficiente para manter as lentes de contato devidamente higienizadas e protegidas e que você sempre deve deixar as lentes de molho dentro do estojo com uma solução apropriada.
  • Nunca reaproveite o líquido antigo que ficou no estojinho das lentes, mesmo que elas tenham ficado mergulhadas por pouco tempo. Sempre jogue a solução fora e preencha o estojo com uma nova.
  • A solução deve ser utilizada não apenas para higienizar as lentes, mas também o estojinho de armazenamento. Utilizar água para essa manutenção pode favorecer infecções.
  • Fique sempre atento à data de validade da solução.
  • Irritações nos olhos podem sinalizar alergias da solução de limpeza, mas não desanime! Além de poder testar outras opções, você também pode optar por lentes de contato de descarte diário, que dispensam o uso de soluções.
  • Lembre-se de sempre ler as especificações de uso das soluções, uma vez que diferentes tipos de lentes têm diferentes demandas e restrições quanto ao uso desses produtos.
  • Claro que você pode não se adaptar muito bem à solução comprada ou ter vontade de experimentar outra opção, mas lembre-se que o ideal é não trocar de marca ou de tipo de produto toda vez que precisar de uma nova solução de limpeza.

Já conversou com seu oftalmologista? No site da Viallure você encontra diversas opções de produtos de higiene e kits para as suas lentes de contato. Confira aqui.

Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.