Exames oculares

O que é cirurgia crosslink?

Doença degenerativa da córnea, o Ceratocone progride com o passar do tempo, podendo causar a cegueira. Uma das formas de evitar que ele continue avançando é realizar a cirurgia Crosslink. Mas, afinal, o que é Crosslink e como esse procedimento funciona?

Capaz de retardar, impedir ou estagnar a evolução do Ceratocone, o Crosslink é um procedimento que utiliza a radiação ultravioleta associada à riboflavina (vitamina B) para estimular a contração das fibras colágeno, fortalecendo e aumentando a rigidez biomecânica da córnea. A cirurgia ainda impede o afinamento da córnea, tornando-a mais estável.

Indicações

O procedimento pode ser realizado em pacientes que acompanhem a doença por pelo menos um ano e tenham progressão documentada do ceratocone, apresentando exames como a topografia de córnea.

A cirurgia Crosslink também é indicada em casos de ectasias (dilatação anormal) pós cirurgia refrativa e de degeneração marginal pelúcida, que causam a deformação e o afinamento da córnea.

Como é a cirurgia Crosslink

Realizada apenas com o uso de colírios anestésicos, o procedimento dura cerca de uma hora, sem a necessidade de internação. Após a cirurgia, oftalmologistas geralmente indicam o uso de colírios anti-inflamatórios e antibióticos, além de anestésicos em caso de dor ou ardor.

A visão pode ficar embaçada nos primeiros dias, melhorando progressivamente e voltando ao normal em até 30 dias.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.