Lentes de contato

5 dicas essenciais para limpar a sua lente de contato

Sejam elas rígidas ou gelatinosas, as lentes de contato precisam de cuidados especiais com o manuseio, manutenção e limpeza para que sua vida útil seja prolongada e a visão continue clara durante todo o tempo de uso. Por estarem em contato direto com a córnea, é comum que elas acumulem substâncias como gordura e proteínas e fiquem suscetíveis a infecções e contaminações de fungos e bactérias caso não sejam bem cuidadas, por isso, é importante saber como higienizar corretamente as lente de contato.

com-limpar-suas-lentes

Limpeza das lentes em 4 passos

1º passo: Lave bem as mãos antes de manusear as lentes. Prefira sabonetes líquidos neutros e evite opções com hidratante. Seque com uma toalha sem fiapos ou um papel toalha.

2º passo: Coloque a lente na palma da mão, aplique algumas gotas da solução de limpeza e friccione delicadamente fazendo movimentos circulares com o indicador da outra mão. Tome cuidado para não rasgar as lentes com as unhas.

3º passo: Enxágue a lente com a solução de limpeza ou soro fisiológico.

4º passo: Deixe as lentes de molho na solução de limpeza.

 

DICAS

Limpeza do estojo

Tão importante quanto a higienização das lentes de contato, a limpeza do estojo deve ser feita periodicamente para evitar que alguma contaminação passe dele para as lentes. Utilize a mesma solução de limpeza das lentes e deixe que ela seque naturalmente, sem usar papel ou toalha. É importante também lembrar de trocar de estojo a cada 3 meses.

Escolha a solução correta

Ao contrário do que muitos acham, soro fisiológico não é recomendado para a limpeza das lentes, uma vez que ele não tem agentes anti bactérias, fungos e amebas, além de não ser capaz de retirar os resíduos de gordura e proteínas que se acumulam nas lentes. O ideal portanto é utilizar uma solução multipropósito que atenda todas as exigências para a limpeza e descontaminação, como remoção de proteínas, hidratação das lentes, desinfecção contra bactérias e fungos. Antes de comprar a solução, porém, certifique-se que ela pode ser utilizada sem causar danos à sua lente.

Higienização antes e depois

Para evitar a contaminação das lentes, lembre-se de sempre limpá-las com solução apropriada antes e depois do uso.

Nunca reutilize a solução

Ainda que o estojinho esteja cheio, nunca reutilize a solução. Descarte a velha e preencha o estojo com solução nova a cada armazenamento.

 

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.