Curiosidades

Existe colírio para ser usado com lentes de contato?

Quando o clima está muito seco (ou mesmo para quem passa muito tempo em ambientes com ar-condicionado), os olhos podem ficar irritados pela falta de lubrificação. Nessas horas, o colírio é um dos seus melhores amigos. Mas muita gente ainda fica em dúvida: pode usar colírio com lentes de contato? Sim!

Mulher aplicando colírio

É importante ressaltar que não é qualquer colírio: existem colírios específicos para quem usa lentes de contato, garantindo conforto e hidratação tanto para a córnea quanto para as lentes. Se você pingar um produto qualquer, corre o risco de danificar o material das lentes e comprometer sua saúde.

Por isso, sempre que for comprar um colírio cheque primeiro com o oftalmologista se aquele medicamento é adequado para o seu caso, que usa lentes de contato. Diferente do que muitos pensam, colírios não são inofensivos. Até mesmo os colírios lubrificantes, também conhecidos como lágrima artificial, podem causar conjuntivite alérgica se forem usados indiscriminadamente.

Para quem usa óculos ou tem a visão perfeita, não precisa se preocupar tanto assim com colírios específicos. Mas fica aqui o alerta: colírios são medicamentos e não devem ser utilizados inadvertidamente, sem cuidados ou prescrição médica. Automedicação é um assunto sério e pode até mesmo agravar alguns casos.

E não basta apenas pingar colírios para resolver o problema da sensibilidade ao ar seco! Você pode adotar alguns outros hábitos saudáveis para proteger e prevenir outros problemas. Para começar, evite apertar os olhos ou piscar com força.
Não coce os olhos, principalmente se as mãos não estiverem limpas. Um bom umidificador pode ajudar em muitos aspectos, tanto para seus olhos quanto para o sistema respiratório – o alívio é geral!

Outra dica que pode ser útil é colocar pedaços de algodão úmidos (com água filtrada!) sobre as pálpebras durante o sono, para diminuir o desconforto e não acordar no dia seguinte com ardor e sensação de areia nas pálpebras.

E não subestime a alimentação – foque em alimentos que tenham vitamina A e ricos em Ômega 3. Não esqueça seu óculos de sol com proteção UVA e UVB, que além de proteger contra o sol também atuam como um escudo contra o vento.

Se você ainda está em dúvidas sobre como aplicar colírio corretamente, confira nosso post sobre o assunto e não se esqueça que cada situação exige um tipo de colírio diferente.

Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

O artigo escrito por:

Profissional Técnica Óptica, é formada em Técnico Óptico no Senac Tiradentes e tem mais de 18 anos de experiência na área. Tem conhecimentos avançados sobre lentes de contato, podendo facilmente identificar, interpretar e aplicar tecnologias disponíveis para adaptação de lentes de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.