Curiosidades

Qual o lado certo da lente de contato?

Para quem está começando a transição dos óculos para lentes de contato, é normal ter dúvidas na hora de colocar as lentes. Até mesmo usuários experientes se confundem às vezes. E, se você não prestar atenção, não vai perceber que o incômodo que você acha ser uma sujeira ou poeira é, na verdade, sua lente na posição contrária.

Quando você coloca as lentes de contato do lado errado, vai acabar tendo dificuldades para enxergar, além da lente causar irritação nos olhos. Para evitar desconfortos, hoje vamos te ensinar qual o lado certo da lente e como garantir que você está utilizando-as corretamente. É bem simples, na verdade.

Como saber o lado certo da lente de contato

Com algumas dicas simples, você vai perceber facilmente o lado certo das lentes de contato e não vai ter problemas! Para começar, certifique-se de lavar e secar bem as mãos antes de manusear as lentes, para evitar qualquer contaminação de bactérias ou microorganismos.

Coloque a lente na ponta do dedo indicador e preste atenção. Você precisa checar se ela está em bom estado, ou seja, se não tem nenhum rasgo aparente (por menor que ele seja), se está limpa e hidratada.

A lente de contato tem um formato com as bordas arredondadas levemente para dentro, lembrando uma espécie de tigela. Se a sua lente estiver nesta posição, significa que ela está do lado certo.

Se as bordas da lente estiverem esticadas para fora, parecendo um prato, estão do lado errado. Você vai sentir um incômodo assim que colocar no olho, pois elas não vão se encaixar confortavelmente no globo ocular.

Uma outra dica é apertar de leve as bordas da lente, entre o indicador e polegar. Se as bordas se unirem naturalmente, a lente está do lado certo. Se dobrarem para fora, está ao contrário. Mas cuidado! Faça movimentos suaves com as lentes úmidas, pois se elas estiverem ressecadas podem rasgar!

Caso as lentes estejam do lado errado, vire-as com cuidado. Nunca use as unhas, pois elas podem rasgar (especialmente as lentes gelatinosas, que são mais maleáveis e frágeis). Com um pouco de prática, você com certeza vai pegar o jeito!

Outros cuidados para quem usa lentes de contato

Os olhos são partes muito sensíveis e delicadas do nosso corpo, e exigem cuidados especiais. Por estarem em contato direto com a córnea, é comum que as lentes de contato acumulem substâncias como gordura e proteínas e fiquem suscetíveis a infecções e contaminações de fungos e bactérias caso não sejam bem cuidadas. A não ser que suas lentes sejam de descarte diário, os outros tipos exigem cuidados específicos e por isso, é importante saber como higienizar e armazenar corretamente as lente de contato. Devem ser armazenadas sempre em um estojo limpo, com a solução de limpeza para lentes adequada. O estojo deve ser limpo periodicamente, evitando as chances de contaminação dele para as lentes.

Você pode usar a mesma solução de limpeza, e deixar secar naturalmente em um ambiente seco. Evite guardar o estojo e as lentes de contato novas em ambientes úmidos, como o banheiro e lembre-se de trocar de estojo a cada 3 meses.

Sempre leve com você um colírio lubrificante, indicado pelo seu oftalmologista. O ar seco, ambientes fechados com ar-condicionado ou muito tempo diante de telas como o computador podem causar a síndrome do olho seco.

Na hora de higienizar, lave bem as mãos antes de manusear as lentes. Prefira sabonetes líquidos neutros, e evite opções com hidratante. Seque as mãos com uma toalha sem fiapos ou papel toalha. Depois, coloque a lente na palma da mão, aplique algumas gotas da solução de limpeza e faça movimentos circulares com o indicador da outra mão, delicadamente.

Cuidado para não rasgar as lentes com as unhas. Enxágue com a solução de limpeza apropriada e deixe as lentes de molho na solução de limpeza. Ao contrário do que muitos pensam, soro fisiológico não é recomendado pois não possui agentes antibactericidas, além de não ser capaz de retirar corretamente os resíduos de gordura e sujeira que se acumulam ao longo do dia.

Por fim, nunca reutilize a solução do estojo das lentes. Descarte a velha e preencha o estojo com a solução nova toda vez que for armazenar suas lentes de contato.

Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

O artigo escrito por:

Profissional Técnica Óptica, é formada em Técnico Óptico no Senac Tiradentes e tem mais de 18 anos de experiência na área. Tem conhecimentos avançados sobre lentes de contato, podendo facilmente identificar, interpretar e aplicar tecnologias disponíveis para adaptação de lentes de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.