Curiosidades

Coçar os olhos faz mal? Conheça os riscos

Apesar de parecer inofensivo, coçar os olhos faz mal e pode danificar as estruturas oculares, agravando ou provocando doenças e distúrbios, principalmente quando o ato é contínuo e se torna um hábito ou mania.

Por que os olhos coçam?

Existem uma série de fatores que podem causar coceira nos olhos e eles podem ser divididos em:

  • Ambientais: poluição, ar seco e calor colaboram para que haja um incômodo.
  • Alergias: é importante ressaltar que as alergias não precisam ser necessariamente oculares para causar coceira nos olhos. A rinite alérgica, por exemplo, pode causar incômodos oculares. Pólen, pêlos, poeira, medicamentos, alimentos e até mesmo produtos de higienização de lentes de contato podem causar alergias, que precisam ser estudadas e tratadas não apenas por um oftalmologista, mas também por um alergologista.
  • Infecciosos: geralmente fáceis de identificar, infecções como conjuntivite e terçol têm a coceira como sintoma.  

 

Presença de corpos estranhos e cílios nos olhos ou ficar muito tempo em frente ao computador, televisão, celular ou tablet também podem ressecar os olhos, causando coceira.

Perigos de coçar os olhos

Por possuírem estruturas moles, os olhos são sensíveis e estão suscetíveis a grandes danos. Coçar os olhos pode causar problemas como a alteração da pressão ocular e distorções corneanas, além de ser um grande causador do Ceratocone e agravar o astigmatismo.

Como parar de coçar os olhos?

Caso você esteja sentindo muita coceira, é importante procurar um oftalmologista para investigar qual a causa do incômodo e assim buscar o tratamento mais adequado, que pode ser feito com o uso de colírios antialérgicos, antibióticos ou anti-inflamatórios.

Para aliviar nos momentos de crise e diminuir a coceira, lave bem as mãos e lave os olhos com água fria. Faça uma concha com as mãos, encha de água fria e mergulhe os olhos, abrindo e fechando as pálpebras.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.