Lentes de contato

Covid-19 e o uso de lentes de contato. Saiba mais sobre os cuidados!

Uma das principais recomendações durante a pandemia de COVID-19 é evitar tocar nos olhos, nariz e boca. Mas isso não é uma opção para quem usa lentes de contato. Não à toa, muitos usuários sentem receio de usar esse acessório durante esse período – mas não há motivos para ter medo se todas as recomendações de saúde forem seguidas. Saiba mais a seguir.


O passo a passo para um uso seguro

Evitar levar a mão suja ao rosto sempre foi uma orientação de saúde – e, para quem possui lentes de contato, só realizar a troca do acessório com as mãos limpas também. Claro que os cuidados precisam ser intensificados tendo em vista a facilidade de transmissão do novo Coronavírus e a possibilidade de causar conjuntivite viral, mas nada que dificulte o processo. 

Antes de tudo, higienize muito bem as mãos seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Nesse caso, o ideal é usar um sabonete antibacteriano, já que, apesar da COVID-19 ser causada por um vírus, há uma série de bactérias que podem prejudicar sua saúde.

Depois, e com as mãos secas e limpas, toque nas lentes – seja para retirar ou colocar. Se a sua for reutilizável, continue fazendo a lavagem do acessório com uma solução apropriada para isso. Utilizar outros produtos de limpeza podem danificar o material e trazer muitos malefícios para os seus olhos.

Não há necessidade de substituí-las pelas descartáveis. Várias entidades especializadas, entre elas a Associação dos Educadores de Lentes de Contato, já falaram que, com a devida higiene, esse acessório não é um risco para sua saúde.

Foi diagnosticado com COVID-19? Atenção aos cuidados

Caso fique doente, é recomendável suspender temporariamente o uso das lentes até que você fique curado. Isso porque o novo Coronavírus pode mexer com nossa disposição e sono – e o risco de dormir com as lentes sem perceber é maior nesses casos.

Além disso, após o fim dos sintomas, o ideal é substituir o acessório usado por um novo para evitar reincidências da doença. Essa orientação, inclusive, não é somente para a COVID-19, mas para qualquer problema de saúde viral ou bacteriano.

Se você tiver dúvidas sobre o uso ou sobre as técnicas de limpeza, não deixe de consultar um oftalmologista. E lembre-se: evitar aglomerações, usar máscaras e manter as superfícies higienizadas também são métodos importantes para prevenir a contaminação pelo novo Coronavírus.

Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.