Notícias

Reino Unido lança reciclagem de lentes de contato

O processo de reciclar lentes de contato usadas ainda é relativamente novo. Aqui no Brasil, não há programa de reciclagem para lentes e o procedimento correto é descartar suas lentes de contato e as embalagens no lixo comum (não reciclável e não compostável).

Porém, alguns países como os EUA e, agora, o Reino Unido, iniciaram programas de reciclagem para lentes de contato. No caso do Reino Unido, a iniciativa será gratuita e com postos de coleta públicos, oferecido pela empresa Boots Optician e outras lojas selecionadas.

Independente da marca que usam, os 3,7 milhões de usuários de lentes de contato do Reino Unido poderão usufruir do programa, que também vai reciclar as embalagens das lentes de contato. De acordo com a Johnson & Johnson, organizadora da iniciativa, até então o serviço de reciclagem das lentes de contato era pago.

A Johnson & Johnson Vision ainda acrescentou que as lentes usadas podem ser transformadas em itens, como por exemplo móveis de madeira plástica. A vice-presidente Sandra Rasche disse que “70% dos usuários britânicos de lentes de contato afirmaram que reciclariam suas lentes se pudessem”. Assim, é importante encorajar e conscientizar os consumidores do impacto que os resíduos podem causar ao meio ambiente.

Segundo a pesquisa realizada pela American Chemical Society (em tradução livre, Sociedade Americana de Química), cerca de 20% das pessoas que utilizam lentes de contato descartam as mesmas incorretamente, no ralo da pia ou vaso sanitário.

O problema é que, segundo o estudo, as lentes de contato não são biodegradáveis e correm risco de acabar nos oceanos, somando às toneladas de microplástico que flutuam no mar e ameaçando os animais que vivem ali – especialmente por serem tão pequenas e flexíveis, elas acabam passando pelas estações de tratamento de água.

O programa de reciclagem no Reino Unido é uma parceria com a empresa de reciclagem TerraCycle e os clientes são encorajados a checar os site da companhia ou da Acuvue para encontrar o posto de coleta mais próximo.

Esperamos que iniciativas do tipo cheguem em breve ao Brasil também!

 

Ouça o post

O artigo escrito por:

Profissional Técnica Óptica, é formada em Técnico Óptico no Senac Tiradentes e tem mais de 18 anos de experiência na área. Tem conhecimentos avançados sobre lentes de contato, podendo facilmente identificar, interpretar e aplicar tecnologias disponíveis para adaptação de lentes de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.