Curiosidades

Como descartar corretamente minhas lentes de contato?

como descartar lentes de contato

 

O debate sobre o descarte correto do lixo tem ganhado cada vez mais atenção. O mundo é um só e o esforço para cuidar dele deve ser de todos. Dito isso, você sabe como descartar corretamente suas lentes de contato?

Independente do material e do tipo de descarte, eventualmente, a lentes precisam ser jogadas fora. Segundo uma pesquisa realizada pela American Chemical Society (em tradução livre, Sociedade Americana de Química), cerca de 20% das pessoas que usam lentes de contato descartam as mesmas incorretamente, no ralo ou no vaso sanitário.

O problema é que, segundo o estudo, as lentes de contato não são biodegradáveis e correm risco de acabar nos oceanos, somando às toneladas de microplástico que flutuam no mar e ameaçando os animais que vivem ali – especialmente por serem tão pequenas e flexíveis, elas acabam passando pelas estações de tratamento de água e estima-se que só nos Estados Unidos, bilhões de lentes de contato acabam indo pela descarga todos os anos.

Qual a forma correta de descartar minhas lentes de contato?

Por enquanto, o ideal é descartar as lentes de contato no lixo comum. Existem vários lentes de contato diferentes, mas todas são feitas de diferentes misturas de polímeros, ou seja, diferentes tipos de plásticos. Silicone, acrílico, hidrogel são apenas alguns exemplos.

Apesar de serem feitas de plástico, elas correm o risco de escapar de volta ao meio ambiente se descartadas no lixo reciclável comum, ja que seu tamanho faz com que as centrais de reciclagem não consigam lidar com elas. Como o estudo mencionado acima já mostrou, descartá-las pelo ralo ou vaso sanitário também pode ser um risco ao meio ambiente já que elas geram microplástico e contribuem para a poluição dos oceanos.

Então, atenção! Lembre-se de descartar suas lentes corretamente, no lixo comum e não-reciclável.

É possível reciclar lentes de contato usadas?

Nos EUA já existe um programa de reciclagem de lentes de contato, chamado ‘One by One’, com pontos de coleta em várias clínicas de oftalmologia do país para o descarte ecológico de lentes e os blisters onde elas vem embaladas.

As lentes são derretidas em conjunto e transformadas em plásticos que podem ser remodelados para a fabricação de produtos reciclados. O programa conta com mais de 2 mil pontos de coleta e já reciclou mais de um milhão de lentes de contato!

Aqui no Brasil, no entanto, o ideal é descartar suas lentes de contato usadas e as embalagens no lixo comum (não reciclável e não compostável), evitando que elas cheguem na natureza.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.