Lentes de contato

Posso usar lentes de contato na praia ou na piscina?

lente de contato na praia

O verão chega e, com ele, algumas dúvidas: será que eu posso usar lentes de contato na praia? E na piscina? Quem tem problemas de visão, seja ele qual for, já se perguntou isso em algum momento. Afinal, todo mundo quer curtir a paisagem…E a resposta é: sim, você pode! Desde que com alguns cuidados específicos para não colocar sua saúde ocular em risco. 

A verdade é que lentes de contato são muito mais práticas nesses ambientes, pois os óculos podem cair, quebrar ou arranhar. Porém, não se engane – as lentes de contato também exigem certos cuidados, pois esses locais são suscetíveis à presença de um protozoário chamado acanthamoeba, capaz de causar infecções oculares até a perda da visão. Isso sem contar que a água, areia e até mesmo o sol podem contribuir com alergias e outros tipos de contaminação.  

Vai passar as férias na piscina ou na praia? Então confira nossas dicas e os principais cuidados necessários para curtir o verão sem complicações:

Consulte seu oftalmologista

Antes de mais nada, converse com seu oftalmologista e conheça as indicações de quais são as lentes mais indicadas para o seu caso, o grau adequado e como cuidar delas corretamente. Especialmente se você nunca usou lentes de contato nesses ambientes, o ideal é passar em uma consulta.

Além disso, o médico pode indicar o colírio ideal para lubrificar os olhos caso eles fiquem secos. Nunca se automedique! Já conversamos sobre os perigos da automedicação, o médico vai te passar as orientações certas. 

Use lentes de descarte diário

Praias e piscinas são ambientes muito úmidos, e isso favorece o acúmulo de bactérias e outros microrganismos nas lentes, causando diversos tipos de infecção ocular. Por isso, é importante usar lentes descartáveis, que ficam menos expostas à possibilidade de contaminação. 

Com essas lentes, o risco de infecção por contato com a água ou areia diminuem bastante. Afinal, se acontecer algo com elas, você vai descartá-la e terá outras para usar ao longo dos dias. 

Existem muitos tipos de lentes, mesmo entre as descartáveis. Como já mencionado acima, as mais recomendadas são as lentes de descarte diário. A troca é feita diariamente, sem necessidade de limpeza – são super práticas, você coloca de manhã e descarta ao fim do dia, evitando que qualquer microrganismo entre em contato com os olhos por muito tempo. 

Importante! Se programe bem e leve a quantidade correta de lentes que irá usar. Se ficar na praia durante uma semana, leve 14 lentes de descarte diário ou mais (uma para cada olho). 

Use óculos de mergulho

Abrir os olhos enquanto mergulha aumenta a chance de infecções oculares – evite ao máximo a entrada de água nos olhos. Como já mencionado, o contato com a água aumenta as chances de contaminação pelo protozoário acanthamoeba, capaz de causar infecções oculares até a perda da visão.

Se acontecer, troque as lentes de contato assim que possível. Para quem não quer deixar de mergulhar, o ideal é usar óculos de mergulho para aproveitar mais o momento! 

Tire as lentes de contato antes do banho

Muitas pessoas se esquecem de tirar as lentes antes de entrar no chuveiro e nem imaginam que o banho pode causar complicações na saúde ocular. Apesar da água ser tratada, ainda existe a chance dela estar contaminada com bactérias.

Evite o contato dos olhos com a areia 

Apesar de oferecer menos riscos que a água, a areia também pode causar incômodos e complicações. Se os olhos entrarem em contato com areia, poeira ou protetor solar, tire as lentes e lave com a solução de limpeza correta. 

Não se esqueça de lavar os olhos com água corrente antes de recolocar as lentes.

Use os produtos adequados para higienizar suas lentes de contato

Não utilize água da torneira nem soro fisiológico para limpar suas lentes de contato. A água pode conter bactérias ou outros microrganismos e os sais presentes podem alterar a forma original das lentes.

O soro fisiológico não é indicado pois não possui os ativos necessários para realizar uma limpeza correta – ele apenas hidrata as lentes. As soluções de limpeza são capazes de livrar as lentes de microrganismos e dos resíduos que se acumulam ao longo do dia. 

Lembre-se de lubrificar as lentes com soluções adequadas ao longo do dia!

Use óculos de sol

Os óculos de sol são a melhor forma de proteger os olhos dos raios solares, assim como o protetor solar protege a pele. As lentes de contato trazem a liberdade de enxergar sem óculos e muitas possuem proteção contra raios UVA e UVB, mas isso não é o suficiente.

Na praia ou na piscina, a exposição aos raios solares é maior e o uso dos óculos de sol evita danos maiores, pois também protege em caso de vento e areia nos olhos. É uma barreira extra necessária!

Guarde as lentes em um local seguro

Tome um cuidado extra com suas lentes! Elas precisam ser guardadas em um local totalmente limpo, sem chances de contaminação. Não é indicado guardá-las no banheiro, pois esses ambientes são mais úmidos e tem uma presença maior de bactérias. 

Prefira locais secos e seguros. 

Hidratação frequente! E uma alimentação equilibrada

A alimentação saudável faz bem para todos os aspectos do corpo humano, incluindo o sistema ocular. Ingira alimentos ricos em vitamina A e C, como cenouras, ovos e verduras, que são importantes para a saúde ocular.

No verão, o cuidado deve ser redobrado: o corpo se desidrata mais facilmente, então é importante beber água constantemente. Além das muitas vantagens da água para o nosso organismo, também garante uma maior lubrificação da superfície ocular. e se alimentar com coisas saudáveis e leves. 

Compressas geladas nos olhos

Se os olhos ficarem irritados ao fim do dia, faça compressas com água gelada e filtrada, sem deixar a água entrar nos olhos. Isso ajuda a diminuir a irritação mas, se ela permanecer, não deixe de procurar um médico assim que possível. 

Seguindo esses cuidados, é possível usar lentes de contato e aproveitar o dia na piscina ou praia, com a certeza de que a saúde ocular está garantida. 

Ouça o post

O artigo escrito por:

Profissional Técnica Óptica, é formada em Técnico Óptico no Senac Tiradentes e tem mais de 18 anos de experiência na área. Tem conhecimentos avançados sobre lentes de contato, podendo facilmente identificar, interpretar e aplicar tecnologias disponíveis para adaptação de lentes de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.