Lentes de Contato e Óculos de Sol Ray Ban
Curiosidades

Por que alguns olhos mudam de cor?

Você já parou para pensar no que determina a cor de seus olhos? A íris é a parte dos olhos responsável pela cor, que é dada pela presença da melanina. A falta de melanina deixa a íris branca e seu excesso, preta, aí se dá a tonalidade dos olhos, resultando em cores únicas, específicas de cada pessoa, de acordo com sua genética. E os olhos mudam de cor por diversos fatores, sejam eles fisiológicos ou não. Você já deve ter percebido alguns casos de pessoas que às vezes estão com os olhos verdes, outras azuis ou até mesmo com uma cor mais intensa quando choram ou de acordo com a claridade. Isso se deve a inúmeros fatores. Vamos explicar cada um deles aqui.

bebê com olhos azuis

Imagem: Depositphotos -eaniton

Incidência da Luz

Pessoas com olhos claros, azuis ou verdes, podem perceber a mudança de cor de acordo com a incidência da luz do sol, flash ou claridade em excesso, mas isso não passa de uma ilusão de ótica. O fato se dá devido à luz, que ao tocar na íris, cria essa ilusão em olhos claros. Isso raramente acontece em pessoas com olhos escuros. Da mesma forma quando o sol bate direto nos olhos. Isso causa uma dilatação da pupila, além de um leve fechamento dos olhos, causando a ilusão da mudança de cor.

Reflexo das cores

O uso de roupas de determinadas cores também pode causar reflexo, dando a impressão que os olhos mudam de cor. Esse fator também é percebido mais em pessoas com olhos claros. Por exemplo, uma pessoa que tem olhos esverdeados, usando uma blusa verde ou azul, dará a impressão de olhos bem mais verdes ou até mesmo azuis.

O mesmo vale para a maquiagem. Sombras de cores vibrantes são indicadas para causar essa ilusão de olhos mais verdes ou azuis. A cor dos cabelos também podem causar essa impressão. Quanto mais claro for o cabelo, mais claros parecerão os olhos.

Humor

A variação de humor é outra determinante para a mudança de cor dos olhos. Fortes emoções como a raiva, pode causar a dilatação da pupila e a contração dos olhos, fazendo com que ocorra pouca entrada de luz, dando a impressão olhos mais escuros. Em casos de susto ou extrema felicidade, em que os olhos ficam mais arregalados, as cores parecem ressaltar, dando a impressão de serem mais claras. Essa ilusão também é mais perceptível em quem tem os olhos claros.

Recém-nascidos

Outro fator interessante, relacionado com a cor dos olhos, é o caso dos recém-nascidos. Você já deve ter ouvido falar de um bebê que nasceu com os olhos azuis e que depois se tornou castanho. Pois bem, isso ocorre porque os bebês não nascem com a melanina suficiente que terão ao longo da vida, podendo a cor dos olhos serem definidas até os 2 anos.

Problemas de saúde e idade

Quando os olhos mudam de cor de forma repentina, sem nenhuma das explicações acima, é bom ficar alerta e procurar um oftalmologista. Exceto o avanço da idade que causa um esbranquiçamento dos olhos ao longo do tempo, essa mudança pode significar algum problema de saúde. A catarata, que é a mais conhecida, causa um clareamento dos olhos, devido a opacidade no cristalino e é resolvida com uma cirurgia simples. Porém, a síndrome de Horner, a glaucoma e a doença de Fuch, são casos mais graves, que causam a alteração da cor dos olhos que exigem atenção.

Lentes de contato

Por fim, a maneira mais prática e usual de mudar a cor dos olhos é o uso das lentes de contato. Do verde ao preto, são inúmeras as opções de cores para mudar o olhar. Nos casos de pessoas de olhos muito escuros, que desejam usar lentes de cores mais claras, devem testar com cuidado. A cor final pode ser alterada devido a cor original dos olhos. O ideal é usar o bom senso e escolher a cor que mais combina com você. Não tenha medo de mudar!

Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

Join the discussion

  1. rosimere venturelli

    oi ja usei lentes de contato e ainda uso dez dos meus 18 anos hoje com 44 ainda amo tenho olhos castanhos escuros . no inicil eu comprava minhas lentes na otica do povo, pois la eu fazia a medida da ires e tudo mais e la eu consegui lentes lindas e ficava parecendo muito real como o azul turquesa ou picina verde esmeralda e a cinza . eu gostaria de saber de vocês se a como ter do mesmo jeito destas lentes? pois as que comprei da e-lens pela net são muito artificiais não gostei. gosto de cores fortes como estas e que destacam .vocês tem algo assim para mim ?.

    • Arthur

      Rosimere
      As lentes coloridas costumam ter as cores muito artificiais principalmente as azuis
      Como o site disse olhos muito escuro tambem podem deixar o efeito ainda pior

  2. Ivan Alves Dos Santos

    Olá
    meus olhos são castanhos claros
    desde a minha infância meus olhos ficam verdes independente da hora ou do local ou de humor raiva ou estresse
    sempre tive essa dúvida de saber o porquê disso acontece gostaria de saber se isso é alguma doença
    as pessoas me perguntar pq isso acontece mais não sei respode- las o certo

  3. qwert

    Meu olho fica vermelho quando eu tô com raiva ‘-‘

  4. Filipe

    Tem a possibilidade de um olho que era azul quando recém nascido mudou para castanho voltar a ser azul?

  5. Tereza

    Nada haver meu olho muda de cor sempre fica verde c mel e fica um cinza envernizado sempre tons lindos

  6. Claudio

    O que siginfica a mudança de cor da iris temprariamente em mais de uma cor (prata e dourada) além da original e em minutos ficam normal?

  7. Regis

    A alguns meses fiz um teste para compra de minhas lentes coloridas. O intúito era apenas de deixar os olhos mais claros. Obs: Meus são pretos, mas com uma luz os iluminado diretamente ficam castanho escuro. Minha experiência foi durante um teste, no consultório do oftalmologista, onde coloquei lentes coloridas nos olhos e os resultados foram além do esperado. Seguido desta forma: Com lentes castanhas claras meus olhos ficaram esverdeados, com lentes azuis bem clarinhas meus olhos ficaram azuis, com lentes azuis normais ficaram azuis intenso. Eu gostaria de saber o porque deste fator ter ocorrido, sendo que fiz este processo com todas as possíveis lentes de contato e não obtive a cor que desejava , sendo que sou afrodescendente, possuo uma bisavó italiana na arvore genealógica da família.

  8. Vi

    Meus olhos são castanhos claros e com a luz podem ficar verdes ou mel

  9. João

    Meu olho parece castanho escuro mas no sol parece castanho claro e meu pai tem olhos castanhos claros

  10. João marcos

    Meus olhos são muito claro são castanho claro e fica amarelo vermelho laranja depende da hora do dia minha pupila dilata muito fácil ai todos pensão que me emociono fácil

  11. Lara Araújo

    obg pela informação meus olhos sempre foram castanhos mais sempre mudavam de cor uma hora ficava castanho claro outra castanho escuro sempre revezando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.