Doenças oculares

Por que o grau de miopia aumenta e em que idade ele estabiliza?

Caracterizada pela dificuldade em enxergar com nitidez objetos localizados a média ou longa distância, a miopia é um distúrbio ocular que se desenvolve principalmente por fatores genéticos e que exige acompanhamento médico constante.

Correspondente aos valores negativos do receituário oftalmológico, o grau de miopia aumenta com o passar dos anos, e, ao contrário do que muitos possam acreditar, não diminuir e nem deixa de progredir com o uso de lentes corretivas. Tanto os óculos de grau quanto as lentes de contato são recomendados para que se tenha melhor qualidade de visão e para que sintomas como dores de cabeça e lacrimejamento, provenientes do ato de forçar a vista, desapareçam.  

Na maior parte dos casos, porém, a miopia estabiliza entre os 18 e 21 anos, quando o músculo ciliar, um dos responsáveis pela deformação do cristalino que altera a distância focal e causa a dificuldade em enxergar, completa seu desenvolvimento. O estacionamento do grau permite que seja realizada uma cirurgia refrativa, que corrige a visão e faz com que o uso de lentes corretivas seja dispensável.

Apesar de muitas vezes ocorrer por motivos incontroláveis, como fatores genéticos, cientistas têm mostrado que o grau de miopia aumenta quando passamos muito tempo em frente ao computador ou televisão e não exercitamos a visão de longe. Realizar atividades ao ar livre e aproveitar a luz natural, portanto, podem impedir que a miopia se desenvolva.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.