Curiosidades

O que o raio laser faz nos olhos? Cuidados com as lesões.

 

Os Jetsons (desenho animado) virou realidade. Micro-ondas, robôs, vídeo chat e muitas outras tecnologias que ajudam a rotina das novas gerações que nem se quer viram o desenho em sua infância. Nada disso seria realidade se não fosse o avanço da tecnologia. Ela nos ajuda a encurtar caminhos, ter mais acesso à informação e a nos comunicar com mais facilidade, mas como todas as coisas existem seu lado bom e ruim, com a tecnologia não seria diferente. 

Vivemos em uma época complicada, visto que o desenvolvimento é tão rápido que não temos noção dos perigos que nos rondam. E quando há crianças em sua casa, o perigo dobra de tamanho. Há uma década, quando estourou a moda de canetas lasers, as instruções de uso não existiam, a não ser quando alguém mais prevenido pedia cuidado com o apontamento direto para os olhos. Mas durante as brincadeiras, era praticamente inevitável alguém não extrapolar e mirar bem na sua retina. Naquela época, não me lembro de algum caso com problemas sérios relacionados a caneta laser. Mas os tempos mudaram.

 

Novas potências 

Em apenas 10 anos a potência destes brinquedos cresceram de 5 para 300 mW (miliWatts). Esses números demonstram a intensidade do feixe de luz, que em contato com o globo ocular, aquece os tecidos nobres causando danos permanentes para a visão. Com a baixa intensidade, por exemplo, o laser começa a prejudicar a partir de 10 segundos em contato direto. Com os lasers atuais o prejuízo é praticamente instantâneo.

As lesões oculares causadas pelas canetas lasers não doem e são facilmente despercebidas por dias, semanas ou meses. E no caso de bebês e crianças, por anos! O dano causado pode refletir em diversos outros problemas com o passar do tempo, então fique atento às particularidades dos brinquedos que você tem em casa. Canetas lasers que prejudicam os olhos de uma maneira agressiva como citado, não podem ser comprados por usuários comuns, sendo usados apenas em ambientes profissionais e por militares. Mas na internet, onde conseguimos achar qualquer tipo de produto, precisando tomar cuidado com as especificações e seu uso correto. 

 

Cuidado reforçado

Se você tiver algumas dessas canetas em casa, deixe longe de crianças de qualquer idade, já que os danos acontecem em milisegundos. Dependendo do raio refrativo das crianças, o dano é ainda maior! Alguns dos problemas e sinais que podem ocorrer com o dano do calor produzido são:

  • Perda da visão central
  • Hemorragia
  • Enxergar manchas e reflexos
  • Dificuldade de adaptação a ambientes escuros
  • Ofuscamento
  • Perda total da visão
  • Entre outros

Fique atento aos riscos presentes ao seu redor. Uma brincadeira pode deixar marcas para a vida. Caso tenha tido algum acidente com esse tipo de laser, procure um oftalmologista e descubra como evitar maiores dados.

Ouça o post

O artigo escrito por:

Profissional Técnica Óptica, é formada em Técnico Óptico no Senac Tiradentes e tem mais de 18 anos de experiência na área. Tem conhecimentos avançados sobre lentes de contato, podendo facilmente identificar, interpretar e aplicar tecnologias disponíveis para adaptação de lentes de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.