Saúde

O que é fotoceratite?

o que é fotoceratite

Em pleno verão, muita gente ainda não se protege de forma adequada. Além do protetor solar, é necessário prestar atenção na saúde ocular: um dos problemas mais comuns causado pela exposição solar é a fotoceratite, uma espécie de queimadura ocular causada pela exposição excessiva aos raios UVA e UVB.

Quem está de férias na praia, pessoas que trabalham ao ar livre, atletas e esportistas correm maior risco de desenvolver a doença, por estarem expostos constantemente aos raios solares, mas a verdade é que qualquer um se beneficia do uso de óculos de sol, que protegem contra a complicação.

Sintomas da fotoceratite

Entre os principais sintomas da fotoceratite estão olhos vermelhos em toda a região ocular, uma dor intensa e ardida no globo ocular e olhos lacrimejantes. Alguns pacientes também relatam a sensação de ter “areia nos olhos”.

O ideal é buscar um médico oftalmologista assim que notar os sintomas e realizar o tratamento indicado pelo mesmo.

Tratamento

Felizmente, a fotoceratite é passageira e pode ser tratada. A recuperação geralmente leva alguns dias e os pacientes afetados devem evitar locais com excesso de luz, dando preferência a ambientes mais escuros, interromper o uso de lentes de contato, evitar esfregar os olhos e utilizar óculos escuros até que os sintomas melhores.

Como a córnea é uma região muito delicada e sensível, o tratamento da fotoceratite é intensivo e determinado pelo médico oftalmologista de acordo com o grau da queimadura, que varia de colírios, compressas úmidas e até ao uso de tampões.

Como prevenir

A resposta é simples mas, ao mesmo tempo, desafiadora: o uso de óculos de sol é o método mais eficaz para proteger seus olhos. O desafio é que muitas pessoas não utilizam óculos de sol por achá-los desnecessários, ou utilizam lentes que não possuem a proteção adequada.

Sempre compre óculos em lojas confiáveis e procure por modelos que ofereçam 100% de proteção UV, contra os raios UVA e UVB. Modelos grandes oferecem uma maior proteção, uma vez que cobrem uma área maior, e dificultam a entrada dos raios pelas laterais.

Além disso, lembre-se que a luz UV é refletida em superfícies como água, areia e ou certos tipos de pavimentos. Os raios de sol também podem passar pelas nuvens e neblina, então não se deixe enganar.

Tomar sol é bom, mas nada melhor do que manter a saúde em dia!

Ouça o post

O artigo escrito por:

Profissional Técnica Óptica, é formada em Técnico Óptico no Senac Tiradentes e tem mais de 18 anos de experiência na área. Tem conhecimentos avançados sobre lentes de contato, podendo facilmente identificar, interpretar e aplicar tecnologias disponíveis para adaptação de lentes de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.