Exames oculares

O que é, como funciona e quando fazer o teste do olhinho?

Nascendo sem saber como enxergar direito, os bebês levam até um ano para desenvolver a visão e a habilidade de entender o que acontece ao seu redor. Durante esse processo, é muito importante tomar alguns cuidados para que ele possa ocorrer livre de complicações, sendo o teste do olhinho o primeiro passo para garantir que o recém nascido consiga desenvolver a visão de forma saudável.

Mas afinal, o que é o teste do olhinho?

Extremamente importante, o teste do olhinho, também chamado Teste do Reflexo Vermelho, é realizado para que se possa detectar doenças como Catarata Congênita, tumor, Glaucoma ou qualquer outro fator que possa prejudicar a saúde ocular ou causar cegueira nos bebês.

Quando fazer o teste do olhinho?

O exame deve ser realizado ainda na maternidade, logo após o nascimento do bebê, ou ainda na primeira semana de vida, e repetido aos 4,6,12 e 24 meses de vida. Fazer o teste o quanto antes e ter um diagnóstico precoce em casos de alterações é importante para que sejam estudados tratamentos adequados, aumentando as chances de cura e diminuindo os riscos à saúde ocular do recém nascido.

Como é o teste do olhinho?

Rápido e indolor, o exame é bastante simples. Nele, o pediatra ilumina os olhos do bebê com um feixe de luz para identificar um reflexo vermelho que indica que o eixo óptico não têm nenhum tipo de obstrução e a visão será desenvolvida sem obstáculos.

Ouça o post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.