Doenças oculares

Saiba mais sobre visão subnormal, suas causas e tratamento.

O que é visão subnormal?

Ao contrário da cegueira, onde o paciente perde a capacidade total da visão, a visão subnormal ou baixa visão, como também é conhecida, compromete parcialmente a capacidade visual. Na maioria dos casos, os paciente apresentam 20% ou menos da visão normal mesmo com o auxílio de óculos, lentes ou cirurgias. Além de diminuir a nitidez de objetos, essa condição também pode provocar redução da visão periférica.


Quais são as causas?

Geralmente, a visão subnormal é adquirida a partir de malformações, cicatrizes na retina, diabetes, degeneração da mácula, glaucoma ou traumas oculares. Os idosos, diabéticos, bebês que passaram por alguma doença durante a gestação como toxoplasmose, sífilis ou rubéola e bebês prematuros, são os grupos que correm maior risco de desenvolvimento da visão subnormal e necessitam acompanhamento oftalmológico frequente.


Diagnóstico

O diagnóstico de perda visual é feito através de exames oculares específicos para cada condição, sendo necessária uma avaliação cuidadosa de um especialista em oftalmologia para oferecer o tratamento adequado para cada condição. Quem já nasceu com visão subnormal por exemplo, possui necessidades diferentes dos pacientes que adquirem a doença posteriormente, assim como há diferenças no diagnóstico e tratamento de quem é mais afetado na visão central ou na visão periférica. 


Há cura para visão subnormal? Quais os recursos disponíveis?

Infelizmente, a visão subnormal se caracteriza principalmente pela impossibilidade de reverter a perda de visão. Por isso, um dos métodos mais utilizados pelos médicos oftalmologistas, é maximizar a visão através de recursos ópticos, proporcionando assim, mais independência e qualidade de vida aos pacientes.

Conheça alguns dos recursos mais usados: 

Óculos com lente de aumento: bem mais fortes que os óculos de grau comuns. Para utilizá-los, o objeto de leitura deve ficar bem próximo aos olhos.

Lupas manuais: aumentam em muitas vezes o tamanho dos objetos e podem ser encontradas em diversos modelos e tamanhos.

Telelupas: ampliam as imagens distantes. Podem ser manipuladas ou acopladas aos óculos de leitura.

A tecnologia a favor dos portadores de deficiência visualAlém dos recursos clássicos, a tecnologia oferece inúmeras soluções para os portadores de deficiência visual através de aplicativos e outros gadgets. Hoje existem lupas virtuais, aplicativos que narram ao usuário o que aparece na tela do celular ou computador, programas que classificam estabelecimentos comerciais quanto à acessibilidade e muito mais.


Confira alguns aplicativos super úteis:

VoiceOver: É um aplicativo que detalha cada item da tela por áudio, descrevendo tudo que está na interface do celular.

Cash reader: É um aplicativo que identifica as notas de dinheiro. Ao apontar o celular na direção da cédula, o aplicativo fala em voz alta qual é o valor das notas.

Eye-D: O app ajuda deficientes visuais a identificarem com facilidade aonde eles estão, tal como obter informação de locais importantes que estejam próximos como bancos, hospitais, pontos de ônibus e muito mais. Também é possível converter textos em falas com a câmera do celular.


Quer baixar ou saber um pouco mais sobre esses e outros aplicativos? Clique aqui! =)


Hoje, com auxílio médico e o avanço da tecnologia, um número cada vez maior de portadores de deficiência visual vêm conquistando independência, grandes posições no mercado de trabalho e uma vida social cada vez mais ativa.

Quer entender melhor como os portadores de deficiência visual utilizam aplicativos e outros aparelhos a seu favor? Assista:


Ouça o post
Voiced by Amazon Polly

O artigo escrito por:

Profissional com sólidos conhecimentos técnicos que estão alinhados com sua experiência prática. Atua no segmento oftalmológico a mais de 20 anos. Focando principalmente em alternativas diferenciadas e inovadoras nas suas funções. Esse conjunto de características oferece aos clientes uma relação perfeita entre a córnea e os diversos tipos de lentes de contato. Trazendo ao usuário o máximo de qualidade a sua visão.“ Tenho como princípio básico que a personalização do atendimento leva a excelência”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.