Lentes de contato

Lentes de contato: quais os principais cuidados no manuseio

Lentes de contato Solótica

Lentes de contato Solótica

Tanto as lentes de contato gelatinosas quanto as lentes rígidas necessitam de cuidados especiais no manuseio e manutenção. Como ficam em contato quase direto com a córnea do usuário, podem causar irritações ou outros problemas decorrentes da contaminação. Leia as informações abaixo e assista ao vídeo explicativo no final do texto:

Como colocar lentes de contato gelatinosas

Como colocar lentes de contato

Como colocar lentes de contato gelatinosas
Antes de qualquer contato com as lentes, lave bem as mãos com sabão neutro e seque-as com toalhas que não soltem fiapos ou com toalha de papel. A secagem é imprescindível já que a água pode conter microorganismos que causam infecções oculares.

Preço de lentes de contato

Sempre guarde as lentes em compartimentos separados com identificação para a lente do olho esquerdo e olho direito. Crie sua rotina na hora de manusear as lentes. Inicie sempre por um dos lados para evitar que elas se misturem.

Coloque a lente na palma da mão e certifique-se que ela está do lado correto antes de inseri-la no olho. Para isso, deixe a lente de contato na dobra da mão. Ao flexionar, caso as extremidades da lente se unam, significa que estão do lado correto, se elas aderirem à mão, quer dizer que estão invertidas.

Verifique se as lentes estão limpas. Para colocar a lente direita, deixe-a no dedo indicador da mão direita. Olhando no espelho, levante a pálpebra superior do olho com a mão esquerda. Com o dedo médio da mão direita, abaixe a pálpebra inferior e coloque suavemente a lente sobre a córnea. Solte as pálpebras e pisque os olhos para que a lente de contato se posicione corretamente. Repita o procedimento para o olho esquerdo.

Como retirar lentes de contato gelatinosas

Como retirar lentes de contato

Para retirar as lentes de contato
Na hora de retirar as lentes, inicie sempre pelo mesmo lado, evitando confusões. Abaixe a pálpebra inferior com o dedo médio da mão direita. Com o indicador, arraste a lente para a parte branca do olho e puxe-a fazendo uma pinça com o indicador e o polegar.

Limpe a lente com produtos especiais esfregando-a entre o dedo e a palma da mão. Seja cuidadoso pois as lentes são frágeis. Antes de guardar, enxague as lentes com produto especial que deverá ser usado também para submergi-las dentro do estojo durante todo o período em que não estiverem em uso.

Lentes de contato rígidas: Como manusear
Para manusear as lentes de contato rígidas, os procedimentos iniciais são parecidos. Lave as mãos e seque-as bem com uma toalha que não solte fiapos ou toalha de papel. Faça o mesmo procedimento para colocá-las no olho: puxe a pálpebra superior para cima com a mão esquerda, deposite a lente sobre o polegar da mão direita e com o dedo médio da mão direita puxe a pálpebra inferior para baixo.

Para retirá-las, estique o olho com a mão esquerda e pisque forte. A lente cairá sobre a outra mão que deverá estar posicionada abaixo do olho. Lave as lentes com substâncias adequadas e guarde-as no estojo submersas em produto multiuso para lentes.

Ao tomar estes cuidados suas lentes não precisarão ser descartadas antes da hora. Além disso, seus olhos ficarão sadios sem irritações ou inflamações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.