Variedades

Como prevenir acidentes oculares?

Quando o assunto é saúde, todos concordam que é melhor se prevenir do que ter que correr atrás de um tratamento, correto? Bastante comuns tanto no ambiente doméstico quanto no profissional, os acidentes oculares podem ser prevenidos se adotarmos hábitos simples. Conheça os tipos mais comuns de acidentes e veja como evitá-los.

Em casa

Para evitar acidentes, é importante manter produtos de limpeza e medicamentos em locais seguros e ter cuidado ao manuseá-los, lembrando também de sempre lavar bem as mãos após utilizá-los. Vale também lembrar de ter cuidado com plantas, principalmente as com espinhos, e com animais, que podem morder ou arranhar. Evite também coçar e esfregar os olhos para não causar lesões.

No trabalho

Quem trabalha em escritório costuma estar mais protegido de acidentes, apesar de sofrer com a fadiga ocular, que causa ardência, dor nos olhos e dores de cabeça, incômodos que podem ser evitados com ações como controle de luminosidade e a realização de pequenas pausas durante o expediente. Já quem trabalha operando máquinas ou laboratórios, por exemplo, está mais suscetível e deve utilizar equipamentos de proteção como óculos e máscaras.

Tipos de acidentes oculares

Queimadura química
Causadas pelo contato direto com substâncias químicas que vão desde cola a produtos de limpeza, podem causar graves lesões e podem acontecer tanto em casa quanto no ambiente de trabalho. Os sintomas mais comuns são ardor, dores oculares e lacrimejamento. Recomenda-se lavar os olhos com bastante água corrente e procurar um oftalmologista, levando a embalagem ou o nome do produto que atingiu os olhos.

Queimadura térmica

Acontece quando os olhos entram em contato com fontes de frio ou calor, lesionando principalmente as pálpebras, que se fecham instintivamente para proteger o globo ocular. O tratamento indicado por oftalmologistas costuma incluir antibióticos para prevenir infecções, analgésicos para aliviar as dores e pomadas para tratar as queimaduras.

Queimadura com solda

Comum entre profissionais que trabalham com construção civil ou em indústrias, a queimadura com solda, causada pelo calor emitido pelo aparelho, pode ser evitada com o uso de máscaras proteção. Os sintomas podem demorar um pouco para aparecer, mas incluem sensibilidade à luz, lacrimejamento e vermelhidão e exigem cuidados indicados por oftalmologistas.

Contusão, laceração ou perfuração

Podendo ter diversas causas como o contato com um corpo estranho, acidentes de trânsito, ataques de animais e contato com objetos cortantes, essas lesões acontecem tanto no ambiente doméstico quanto profissional e podem causar danos suaves ou graves. Utilizar óculos de proteção, capacetes com viseira abaixada e cinto de segurança quando estiver conduzindo e manusear objetos cortantes com cuidado ajuda a evitar acidentes. Caso o objeto estranho esteja dentro dos olhos, é importante procurar socorro especializado o quanto antes e não tentar retirá-lo por conta própria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.