Curiosidades

Como funcionam os óculos que corrigem o daltonismo?

Você provavelmente já deve ter visto algum vídeo de um daltônico enxergando cores pela primeira vez com a ajuda de óculos especiais. Mas, como será que eles funcionam? Para responder a essa pergunta, precisamos primeiro entender um pouco mais sobre daltonismo.

Causado por uma anomalia que, na maior parte das vezes, é genética, o daltonismo é uma condição na qual os cones, células dos olhos responsáveis pela percepção das cores, existem em menor quantidade ou apresentam algum problema de captação de pigmentos, resultando na dificuldade em enxergar e distinguir cores.

Cada cor que nossos olhos captam são resultados de ondas com diferentes comprimentos, e, no daltonismo, os cones não são capazes de absorver corretamente essas frequências. O que os óculos criados e comercializados pela empresa EnChroma fazem, é filtrar essas ondas e modificar sua intensidade, tornando-as visíveis para daltônicos que têm dificuldades de enxergar e diferenciar tons de vermelho e verde.

A história dos óculos

A tecnologia dos óculos que vêm mudando a vida de muita gente foi criada quase por acaso. A princípio, a ideia do engenheiro de materiais Don McPherson era criar óculos que protegessem cirurgiões e assistentes durantes cirurgias com laser. O que aconteceu foi que, como os óculos tinham um design atrativo, muitos médicos o utilizavam fora da sala de cirurgia e notaram que as cores pareciam mais saturadas.

Um dia, durante uma partida de frisbee, Michael Angell, um amigo daltônico de McPherson decidiu testar os óculos e teve a agradável surpresa de enxergar as cores de cones de trânsito. A partir dessa revelação, o engenheiro começou a estudar sobre daltonismo e se uniu a Tony Dykes e Andrew Schmeder, fundando a EnChroma, que desde 2012 comercializa óculos que corrigem o daltonismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.