Curiosidades

Como evitar a miopia: é possível?

 

A miopia está entre as principais causas de cegueira do mundo. E essa condição está cada vez maior entre a população. Se formos comparar, hoje existem o dobro de pessoas míopes em relação há 50 anos atrás! E no Brasil, 30% da população tem dificuldade em enxergar objetos de longe. Mas afinal, como evitar a miopia? É possível?  

Existem alguns fatores que causam esse distúrbio de refração em nossos olhos, sendo eles, genético e o ambiente. Por isso, é sim possível evitar o aparecimento desse problema. Fatores hereditários – passados de geração a geração – são a causa mais comum, pois aceleram o processo da má formação dos olhos. 

Além disso, existem fatores do nosso ambiente. Segundo cientistas, a falta de exposição ao ar livre tem conexão com esse tipo de conexão, além de diversos fatores relacionados à globalização. 

A miopia está diretamente ligado ao desenvolvimento dos olhos, sendo necessário o cuidado ainda quando criança. Continue lendo para entender quais prevenções você deve tomar para evitar a miopia.

Aparelhos eletrônicos

Não fique muito tempo em frente à televisão, computador ou celular! As telas de aparelhos eletrônicos prejudica sua visão devido ao esforço excessivo de acomodação ocular, fazendo com que os músculos de nossos olhos façam o trabalho de forma repetitiva, provocando o início da miopia. 

A dica é descansar os olhos de vez em quando. E para as crianças, limitar o uso desses aparelhos.

Ar livre

Pratique atividades ao ar livre! O contato com a luz natural ajuda no desenvolvimento do globo ocular. Para não termos riscos algum, é também recomendado a utilização de óculos de sol com proteção contra raios UV – ultravioletas -. 

Crianças que não brincam na rua, comum em grandes metrópoles, têm maiores riscos de desenvolver miopia. 

Postura

Para nossos olhos não acostumar com a distância de leitura, tome cuidado com a sua postura. Ficar debruçado em cima dos livros e aproximar do celular quando utilizado são alguns dos exemplos que elucidam essa dica. Em médio a longo prazo, esse costume fará com que seus olhos tenham dificuldade de refração, levando a miopia.

Mas caso você já tenha miopia, existem tratamentos para corrigir a sua visão. Óculos, lentes de contato e cirurgia refrativa são as maneiras de conseguir levar sua vida sem muita dificuldade. Caso você tenha filhos, fique atento as dicas acima e previna-o da necessidade desses tratamentos. 

Procure um médico oftalmologista e viva melhor!

Ouça o post

O artigo escrito por:

Profissional Técnica Óptica, é formada em Técnico Óptico no Senac Tiradentes e tem mais de 18 anos de experiência na área. Tem conhecimentos avançados sobre lentes de contato, podendo facilmente identificar, interpretar e aplicar tecnologias disponíveis para adaptação de lentes de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.