Lentes de contato

Cientistas criam óculos capaz de medir nível de glicose, álcool e vitaminas de quem usa

Pesquisadores da Universidade da Califórnia (em San Diego, nos Estados Unidos), criaram um par de óculos que é capaz de medir os níveis de glicose, álcool e vitaminas no sangue do usuário. Tudo através de uma só lágrima!

O óculos tem um biossensor acoplado, que realiza a leitura das informações nutricionais em tempo real, e os resultados são enviados para o computador ou smartphone através do bluetooth. Você pode conferir os resultados da pesquisa na revista Biosensors and Bioelectronics (em inglês).

Explicação de como funciona o óculos

O usuário deve escolher o tipo de medição que deseja fazer – glicose, álcool ou vitaminas – e inserir o dispositivo adequado na plaqueta dos óculos, já que cada dispositivo contém uma enzima diferente e realiza um tipo de medição. Com os óculos no rosto, a pessoa usa um pequeno bastão com produto específico para estimular o surgimento de lágrimas.

Quando a lágrima escorre e entra em contato com o biossensor presente na plaqueta, a reação ocorre e emite um sinal para o dispositivo bluetooth nas hastes do óculos, que envia os resultados instantaneamente para o computador ou celular da pessoa.

A pesquisa contou com a participação da pesquisadora brasileira Laís Canniatti Brazaca, que era doutoranda do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP) na época. Segundo os pesquisadores, os óculos podem ser expandidos para detectar outras substâncias presentes nas lágrimas e podem trazer muitas vantagens, já que permitem a análise de informações nutricionais importantes com um método simples e não invasivo.

Ouça o post

O artigo escrito por:

Profissional Técnica Óptica, é formada em Técnico Óptico no Senac Tiradentes e tem mais de 18 anos de experiência na área. Tem conhecimentos avançados sobre lentes de contato, podendo facilmente identificar, interpretar e aplicar tecnologias disponíveis para adaptação de lentes de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.